Karatê 28/08/2013 20:42

Karatekas brilham no Norte/Nordeste

Por admin

Honolenio-Deiziane-Max-Camila e Tamara

Os atletas Honolênio, Deiziane, Max, Camila e Tamara

Os 120 alunos da Federação Estadual Karatê Amigos da Escola Norte-rio-grandense (FEKAEN) representaram com eficiência e muita competência o Rio Grande do Norte no Campeonato Norte/Nordeste de Karatê Esportivo, realizado no Recife, no último mês. Ao total, o grupo comandado pelo professor André Calixta, conquistou 248 medalhas, sendo 95 de ouro, 98 de prata e 55 de bronze, sagrando-se campeão geral pela terceira vez consecutiva (Piauí-2011 e Sergipe-2012).

“Isso é fruto da dedicação destes atletas e do trabalho voluntário feito por todos integrantes e simpatizantes da FEKAEN, pois isso aqui não é uma equipe e sim uma grande família”, comentou o professor André Calixta que realiza um trabalho filantrópico e já conta com 3.200 alunos em nove pólos no Rio Grande do Norte. Com ajuda dos próprios alunos, Calixta conseguiu difundir o karatê-shotokan, levando a prática esportiva para as comunidades dos bairros de Capim Macio e Quintas e na grande Natal aos municípios de Macaíba, Extremoz, Parnamirim e Pirangi Praia e no interior nas cidades de São Tomé e Monte Alegre.

Grande parte do apoio vem da Fundação Marie Jost, que cedeu o ginásio em Capim Macio para os treinamentos e dos pais dos alunos. Além do karatê, são praticadas outras modalidades no ginásio, como judô, taekwondo, muay thai, boxe olímpico e Greco romana, totalizando 5.200 alunos.

Destaques no Recife 

Vários atletas se destacaram no Campeonato Norte/Nordeste. Honolênio Lyncon, faixa preta, categoria infantil, trouxe três medalhas de ouro e uma de prata. O companheiro de categoria e faixa preta, Max de Souza, também conquistou três de ouro e uma de prata. No feminino, brilharam Deiziane Matias, faixa vermelha, que conquistou quatro medalhas de ouro na categoria adulto, além de Camila Araújo, faixa preta, com um ouro e três pratas, no adulto, e Tamara de Souza, duas de ouro e uma de prata, nos juniores, faixa marrom.