Tênis 01/10/2013 11:48

Irmãs são destaques no Circuito Potiguar de Tênis

Por admin

Sofia e Cecília Gurgel, destaques do Circuito Potiguar de Tênis, já são apontadas como duas revelações do esporte no Rio Grande do Norte. Apesar da pouca idade, as meninas já treinam cinco dias por semana e dividem suas rotinas entre os treinos e a escola, mas sem deixar de lado as brincadeiras.

Sofia treina cinco dias por semana

Sofia treina cinco dias por semana

Os resultados pelo esforço nos treinamentos já estão aparecendo nas quadras. Na última semana, as irmãs tenistas participaram do Circuito Potiguar de Tênis. Enquanto Sofia foi a campeã na categoria 10 anos feminino, Cecília foi eleita a atleta revelação, com apenas sete anos de idade. Apesar da pouca idade, as meninas apresentam determinação para buscar as suas metas. “Fiquei muito feliz com o resultado no Circuito Potiguar. Vou competir em uma nova categoria nacional no próximo ano e esse resultado me deixa mais motivada”, aponta Sofia.

De acordo com o pai das meninas, José Gurgel, os treinamentos são planejados para não prejudicar a rotina normal de uma criança da idade delas. “Elas são excelentes alunas na escola, tocam piano e gostam de brincar como toda garotinha da idade delas. Temos o cuidado para o tênis ser uma coisa natural na vida delas. Elas gostam de treinar, competir, e também adoram assistir torneios em casa”, aponta.

Início precoce no esporte

Sofia e Cecília iniciaram os treinamentos no início de 2010, com seis e três anos e meio, respectivamente. Atualmente as irmãs treinam cinco dias por semanas, entre o Aero Clube e o Clube da Polícia Militar. Elas são treinadas pelos professores e tenistas Alex Porfírio e Manuel, ambos os mais bem ranqueados da cidade.

Cecília sonha em ser uma estrela no tênis brasileiro

Cecília sonha em ser uma estrela no tênis brasileiro

Além do treinamento de quadra, as garotas realizam semanalmente um trabalho específico com a educadora física Malu. Todo treinamento é planejado visando o bem-estar e a saúde das atletas.

Cecília Gurgel é a tenista mais nova registrada na Confederação Brasileira de Tênis com atividade em torneios. Neste ano, a atleta foi vice-campeã de duplas, no Distrito Federal, na 4ª etapa do Circuito Nacional dos Correios. Como nunca encontra outras crianças da sua idade nas competições, a tenista disputa partidas com adversárias de oito ou nove anos de idade.

Fim de ano recheado de atividades

Depois do excelente desempenho no Circuito Potiguar de Tênis, Sofia e Cecília vão aproveitar o feriado dessa semana para treinar fora do estado. As atletas participam, na Squash Tennis Center, de um treinamento intensivo com o técnico Davi Barros.  De 11 a 13 de outubro, as atletas treinarão com Didier Rayon, conhecido por ser o descobridor e treinador da tenista Teliana Pereira, nº 1 do Brasil e a 95ª colocada no ranking da WTA (Women Tennis  Association). Outras 14 crianças serão escolhidas para participar do treinamento. As atletas ainda participam, no mês de novembro, da 3ª etapa do Circuito Potiguar de Tênis.