Geral 11/10/2013 12:34

Lagoa do Bonfim será palco do campeonato de falcoaria

Por admin

 

Falcoeiros de todo o país vão participar da primeira temporada de competições de falcoaria no Brasil. O evento acontece dentro do Primeiro Encontro de Falcoaria realizado no Nordeste e terá como cenário a Lagoa do Bonfim, no município de São José de Mipibu, a doze quilômetros de Natal. De sábado até domingo os participantes poderão apreciar a beleza, a técnica de voo e as competições entre diversas aves de rapina.

Evento vai reunir os melhores adestradores de aves do Brasil

Evento vai reunir os melhores adestradores de aves do Brasil

As disputas entre as aves serão divididas em três categorias, a primeira é a Lure Fly, em que será avaliada a elegância de voo da ave, se ela domina bem o vento, se consegue fazer curvas e manter o foco na isca do início ao fim. A segunda é a de Tiro Direto à Presa de 100 metros para gaviões. Nesta prova serão avaliados o tempo de execução, as manobras e a persistência do rapinante. As aves que realizarem capturas no ar com maior rapidez e melhor “pegada” recebem as melhores avaliações. A última categoria é a Perseguição em cauda para falcões. Nesta, serão observados itens como elegância e capacidade de voo, persistência no lance e a experiência do falcão na estratégia de perseguição.

O grau de perseguição será observado quando a ave fizer voos “por fora”, tentando cercar a presa. A banca avaliará se o falcão está tentando ganhar altura para descer em mergulho, ou se vai por baixo, na tentativa de surpreender à presa. A subida e o mergulho do falcão valerão mais pontos pela elegância do lance.  Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados e ao final será eleito o melhor dos melhores dentre equipe de ave e falcoeiro que mais se destacar na competição. O evento terá ainda programação cultural e palestras sobre a prática da falcoaria no Brasil.

mais lidas