Hipismo 22/10/2013 11:23

Amazona potiguar disputa torneio na Guiana Francesa

Por admin

 

O sonho olímpico está só começando para Brunna Hosser, 12. A jovem amazona potiguar embarca nesta quarta-feira (23) para a Guiana Francesa, onde disputará a sua primeira competição internacional. Ela vai acompanhada do técnico Flávio Veloso, instrutor da hípica do Jiqui Country Club e vice-presidente da Federação Norte-rio-grandense de Hipismo, e da mãe coruja, Luciana Cavalcante Hosser, diretora da escola de inglês Wise Up Natal.

Bruna Hosser vem se destacando no cenário nacional de hipismo

Bruna Hosser vem se destacando no cenário nacional de hipismo

O torneio será realizado entre os dias 25 e 27 de outubro próximo em Caiena, capital da Guiana Francesa. Segundo informações da organização do evento, serão 30 conjuntos (cavaleiros/amazonas e cavalos) de seis países: Guiana Francesa, Brasil (representado por Brunna), Guiana, Suriname, Martinica e Guadalupe. Além da competição equestre, haverá feira de negócios e eventos culturais. Uma pista de saltos artificial será montada na praça central da capital da Guiana Francesa, um Departamento Ultramarino da França.

“É o início do sonho olímpico, quem sabe!?”, aposta Luciana Cavalcante, mãe e empresária da mais jovem promessa do esporte equestre no país. O intercâmbio, principalmente, internacional é um primeiro passo (ou salto). “É muito importante manter o intercâmbio em qualquer modalidade esportiva, no hipismo em especial”, destaca Flávio Veloso.

O vídeo promocional, produzido para divulgar Brunna nas redes sociais e cartão de visitas para o convite da Guiana, deixa bem claro a determinação da amazona para alcançar o sonho olímpico. Em um trecho do filme ela diz: “o hipismo mudou minha vida e é a coisa que mais gosto de fazer”. Brunna conheceu o hipismo ainda aos 4 anos de idade e aos 7 já competia. Hoje, aos 12, coleciona títulos, entre estaduais e torneios regionais, como Norte/Nordeste.

Mais sobre a Guiana Francesa

Departamento Ultramarino da França, a Guiana Francesa é uma extensão do território francês, que colonizou a região no Século XVII. Cerca de 90% do território é coberto por florestas e a população se concentra no litoral. A língua oficial é a francesa e a moeda, o Euro. De acordo com informações de 2012, 243 mil pessoas vivem no território francês na América do Sul.

mais lidas