JERNS 01/11/2013 08:07

Balanço dos JERNs 2013 é positivo

Por admin

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs) deste ano começaram no início deste mês e tiveram 45 mil atletas inscritos de mais de 500 escolas públicas e privadas dos 167 municípios do Estado. Com o fim das disputas e aguardando somente pela festa de premiação, o coordenador da Codesp, Gileno Souto, considerou o evento um sucesso. “Tivemos uma edição muito especial neste ano. Acrescentamos modalidades, aumentou o número de atletas e escolas participantes, resgatando a força dos JERNs de antigamente”, analisou. Para Gileno, os JERNs 2013 podem ser divididos em dois grandes desafios. A primeira foi com relação a interiorização. A principio houve uma recusa por parte das escolas da capital, uma vez que teriam que se deslocar para outra cidade, caso viessem a se sagrar vencedora da regional Natal, nas modalidades de futsal e futebol de campo.

Coordenador da Codesp, Gileno Souto, está resgatando a tradição dos JERNS

Coordenador da Codesp, Gileno Souto, levou para o interior as disputas do futsal e futebol de campo

“Mas nós da Codesp, argumentamos que em 42 edições anteriores, as equipes das cidades do interior sempre se deslocaram até a capital, sem nunca terem feito essas ponderações. O desafio foi lançado e a participação nas regionais foi excelente, nível técnico ótimo e os campeões viajaram as cidades das finais, sem maiores problemas”, revela. O segundo e mais importante desafio foi com relação as dificuldades financeiras do Governo do Estado, porém o problema não interferiu na execução dos jogos. “A Secretaria de Educação, professora Betânia Ramalho garantiu que teríamos os jogos e cumpriu fielmente sua  palavra. Claro que algumas reordenações foram feitas. Alguns ajustes foram realizados, mas não interferiu de maneira alguma no geral dos jogos. Transporte, hospedagens, alimentação, motoristas, material de expediente, limpeza, material esportivo, enfim, tudo que era necessário para a realização do evento foi prontamente resolvido”, explica Gileno.

De acordo com o coordenador, os jogos transcorreram dentro da normalidade, provando mais uma vez que o JERNs continua sendo a mais importante competição esportiva do Rio Grande do Norte.” Tivemos quase 15 mil atletas inscritos na fase final, 40 mil no total, provando que o JERNs é a maior competição esportiva do estado. Temos que destacar e agradecer de publico  colaboração das escolas particulares de Natal. Não temos nenhuma dúvida em dizer: se não fosse essa parceria, os jogos não eram possíveis de ser realizado. Pra encerrar quero fazer um agradecimento especial a todos os coordenadores, diretores e proprietários destes estabelecimentos de ensino”.

Para Gileno, o único pont negativo foi não ter conseguido entregar a premiação no ato da conquista. “Gostaríamos de ter entregue a premiação no calor da conquista, mas estamos preparando uma grande para premiar os atletas numa cerimônia na Arena das Dunas”, finalizou.