JERNS 04/12/2013 18:21

CODESP entrega 9 mil medalhas e 300 troféus

Por admin

Aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (4), no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, a cerimônia de entrega da premiação dos JERNs 2013. O coordenador da CODESP, Gileno Souto, fez a entrega das medalhas e troféus para as escolas públicas e privadas campeãs, vice e terceiro lugares. A premiação do Atleta Ouro se dará no dia, 15 na Arena das Dunas, totalizando 9 mil medalhas e 300 troféus distribuídos nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte deste ano.

Coordenador da CODESP, Gileno Souto, fez a entrega das medalhas e troféus

Coordenador da CODESP, Gileno Souto, fez a entrega das medalhas e troféus no auditório da SEEC

Os números da edição deste ano comprovam que os JERNs seguem sendo o principal evento esportivo estudantil do estado. Foram 44 mil atletas disputando 30 modalidades em 13 categorias diferentes, o que faz do evento o maior do Brasil. “Os JERNs não estão diminuindo e nem perdendo a sua força, muito pelo contrário, colocamos novas modalidades, levamos a disputa do futebol para o interior e o que se registrou foi um número maior de participantes”, comemorou Gileno Souto.

O único problema registrado nos Jogos Escolares foi o atraso na premiação. Segundo Gileno, a meta era entregar as medalhas e troféus no calor da conquista, mas a burocracia mais uma vez impediu. “A licitação mais uma vez atrasou, mas prometo que em 2014 isso não vai mais acontecer. Vou fazer de tudo para licitar as medalhas e troféus no início do ano, para quando chegar os JERNs e os CEEMs as premiações já estarem aqui”, prometeu o coordenador.

Há também a possibilidade de se diminuir o número de categorias em 2014. De acordo com Gileno existe uma tendência nacional de enxugamento das competições. “Somos a única competição escolar no Brasil que tem 13 categorias, nem os Jogos da Juventude tem tanta categoria assim. E diante disso vamos nos reunir com os coordenadores esportivos da CODESP e das escolas para fazermos uma avaliação e quem sabe reduzir o número de categorias para apenas sete, além de mudar o regulamento que anda defasado. Mas quero avisar que trata-se apenas de um estudo, não tem nada oficial ainda”, revelou.

A cerimônia da tradicional premiação do atleta ouro terá um lugar especial neste ano. Será nas arquibancadas da Arena das Dunas, no dia 15 deste mês, às 8h. Cinco ônibus escolares levarão 200 atletas para conhecerem o estádio da Copa do Mundo e baterem a tradicional foto. A governadora Rosalba Ciarlini confirmou presença. No dia 13, haverá uma solenidade para todos os pais e alunos na Escola do Governo, às 18h.