Hipismo 05/12/2013 11:08

Jovem amazona potiguar tenta título no Norte/Nordeste

Por admin

Bruna Hosser vem se destacando no cenário nacional de hipismo

Bruna Hosser vem se destacando no cenário nacional

Brunna Hosser, 12 anos, representará o Rio Grande do Norte na 8ª e última etapa do Circuito Norte/Nordeste de Hipismo, que começa nesta quinta-feira (5) e segue até o próximo domingo (8), no Caxangá Golf & Country Club de Recife/PE. A organização do evento vai aproveitar para sediar também a 16ª Copa Pernambuco de Hipismo, encerrando a temporada 2013. “Estou preparada, mas ansiosa ao mesmo tempo”, diz a jovem amazona potiguar, que vai disputar pela primeira vez na vida uma prova em pista de saltos com grama. “Ela está acostumada com pistas de areia, como temos em Natal e como ela saltou na Guiana Francesa”, acrescenta Luciana Cavalcante, empresária e mãe de Brunna.

Vice-campeã estadual em sua categoria (com obstáculos de 1 metro), Brunna espera surpreender e vencer a última etapa do Norte/Nordeste na categoria Mini-Mirim. Como não disputou todas as fases do campeonato regional (o custo é muito alto, segundo a mãe da amazona), ela está fora da disputa do ranking, de onde sai o vencedor da temporada.  “Espero, realmente, surpreender”, diz a amazona, que já conta com dois patrocinadores nacionais: Horsery Horseriding Wear e a Salto & Sela. Flávio Veloso, instrutor de Brunna, também acredita num bom resultado da atleta, mesmo numa pista com grama. “Ela é uma amazona muito centrada no que faz e, apesar da novidade, pode se sair bem”. Brunna forma conjunto com a égua Sarajane, que é tratada na Hípica do Jiqui Contry Club.

Premiação

O Circuito Norte/Nordeste de Hipismo em Recife contará com um domingo (último dia) recheado de provas especiais, com premiação de R$ 11.750,00, mais R$ 22.065,00 do CSN. Além das disputas que vão da série escola inicial 0,70m à série principal 1,40m, além dos percursos da prova Moto/Cavalo, do Mini GP de 1,15m e do GP de 1,25m. As séries escola preliminar e escola principal vem apresentando o maior número de participantes durante ano, com 108 atletas. Seguidas pelos Jovens Cavaleiros, com 58, Amadores, com 39 e, por fim, as categorias de rendimento, Mini-mirim, com 9; Pre-mirim, com 6; Mirim, com 4; Pre Júnior, com 5; Júnior, com 1; Young Rider, com 1; e Sênior, com 10.

Patrocínios

A profissionalização da carreira e a divulgação do início de seu trabalho no hipismo, com o objetivo de alcançar o alto rendimento, rendeu a Brunna muitos elogios e até apoios de grandes marcas do desporto equestre nacional. A Horsery Horseriding Wear e a Salto & Sela são exemplos de duas marcas nacionais, que estão dando apoio a amazona potiguar. “Sempre acreditamos que o esporte traz grandes benefícios para o caráter dos praticantes, pois desenvolve qualidades essenciais para a vida como disciplina, foco, garra comprometimento e responsabilidade. Por isso, apoiamos a Brunna”, comentou Vera, proprietária da Salto & Seja, que fornece materiais e equipamentos para Brunna.

A Salto& Sela é uma das maiores lojas do gênero (equestre) do país. Fundada em 1991, já patrocinou vários cavaleiros e amazonas que se destacaram como campeões brasileiros e sul-americanos. Outra empresa do ramo que também acompanha a carreira da nova amazona é a Horsery Horseriding Wear, fabricante de vestuário e acessórios para o hipismo. E Brunna já desfila nas competições com roupas da nova marca parceira e também leva o logotipo da loja no boné. “Incluímos a Brunna no nosso time de patrocinados porque acreditamos em seu desempenho e esforço”, revelou Jane Nguyen. “Nosso patrocínio, tanto para atletas novos como para másters é a colaboração em vestuário fabricado por nós”.

Mesmo à distância, Jane comentou sobre as chances de Brunna vencer no esporte. “Acho que Brunna tem amor pelo esporte e isso conta muito com o encorajamento dos pais. Mas, o que contará mesmo é a maneira como ela irá lidar com essa responsabilidade com tão pouca idade. Estamos ao lado de Brunna, pois tive a impressão que ela tem muita força dentro dela. Gosto muito de pessoas determinadas e corajosas. Para mim, isso é fundamental”.