Ciclismo 12/12/2013 11:54

1ª Volta Ciclística de Natal acontece neste domingo

Por admin

Com a Copa do Mundo de Futebol 2014 se aproximando, discutir sobre mobilidade urbana nas Cidades-Sede nunca se fez tão necessário. Pensando nisso, a Prefeitura de Natal por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Copa do Mundo (Secopa) organizou a primeira Volta Ciclística de Natal, que marcará o fim do calendário esportivo da cidade no próximo domingo (15/12) e terá o objetivo de despertar a consciência da população quanto ao uso da bicicleta como um meio de transporte alternativo.

Evento faz parte da programação Natal em Natal

Evento faz parte da programação Natal em Natal

O evento, que faz parte da programação do “Natal em Natal”, será dividido em duas partes. Pela manhã ocorrerá o Passeio Ciclístico que promete reunir cerca de 2 mil pessoas. O trajeto será simples: saída do Shopping Cidade Jardim, em Ponta Negra, seguindo pela Roberto Freire em direção a rotatória da Rota do Sol. A Praça da Árvore de Natal, em Mirassol, será o ponto de encontro dos participantes e local onde acontecerá o sorteio de 10 bicicletas após o evento.

Na parte da tarde, será a vez da Prova Nacional de Ciclismo, que tem a expectativa de reunir entre 150 a 200 atletas de todo o Brasil. Ela acontecerá na Avenida Itapetinga, na Zona Norte de Natal. Assim como no passeio, em todo o percurso da competição será distribuída água mineral para todos os competidores. Quem é presença garantida no evento é um dos destaques do esporte no Brasil, o ciclista Roberto Pinheiro que junto de outros atletas estará disputando pontos no ranking nacional. Para Sônia Cardoso, Presidente da Federação Norte-rio-grandense de Ciclismo, “as expectativas para o evento são as melhores. Atletas de Pernambuco, Paraíba, São Paulo – que disputam o ranking nacional – já confirmaram presença”.

De acordo com o secretário da Sejel/Secopa, Luiz Eduardo Machado, a Volta Ciclística terá dois objetivos principais: o primeiro será a utilização da bicicleta como forma de lazer, pois será um momento de integração familiar e esportiva. Já o segundo terá o foco de despertar a população, os motoristas e o Poder Público para o uso consciente da bicicleta como meio de transporte. “A Prefeitura de Natal tem essa consciência, tanto é que criamos esse ano o Conselho Municipal de Políticas Cicloviárias, que é justamente para discutir e debater as melhorias para os ciclistas – tanto os que utilizam para o lazer quanto os que usam a bicicleta como transporte alternativo”.

As inscrições do Passeio Ciclístico serão realizadas no domingo (15/12), pouco antes da largada que será às 8h. Por isso, é importante chegar cedo ao local e garantir sua vaga. Para mais informações sobre as provas e inscrição na Prova Nacional, acesse o site da Federação Norte-rio-grandense de Ciclismo: www.ciclismopotiguar.esp.br. Dúvidas e perguntas sobre o evento em geral, o telefone para contato é o 3232-8910.