Vôlei 01/01/2014 11:36

Vem aí o Projeto RN Pró-Vôlei

Por admin

A Federação Norte-rio-grandense de Voleibol prepara-se para lançar em 2014 o Projeto RN Pró-Vôlei, cujo objetivo é resgatar a prática do esporte em todo o estado, fortalecendo o vôlei indoor e revelando novos talentos. “O projeto visa em um ano colocar mais 120 equipes em atividade, aumentando o volume de praticantes, além de aumentar em 10cm a média de altura dos nossos atletas”, revelou o presidente da FNF, Igor Ribeiro Dantas.

Presidente da FNV, Igor Ribeiro Dantas, quer formar equipes altas e mais fortes

Presidente da FNV, Igor Ribeiro Dantas, quer formar equipes altas e mais fortes. Crédito: Arquivo Pessoal

Atualmente o volume de praticantes do vôlei de quadra ou indoor nas escolas e clubes que participam dos eventos da federação é de 1.200 praticantes, mas ainda é pouco. Segundo Igor, o projeto nasceu justamente em decorrência da queda da prática do voleibol no Rio Grande do Norte. “Está caindo a prática do vôlei indoor em todo o estado, numa pesquisa feita pela federação, constatamos que de 110 municípios apenas 10 possuem equipes e isso é muito grave”, disse o dirigente.

Para melhorar esses números, a FNF investirá no programa Atleta da Escola, projeto do Governo Federal que obriga a escola a se capacitar para receber as verbas destinadas à prática do esporte. A capacitação dos professores e técnicos de voleibol será feita através da FNF que irá trazer para Natal o treinador das categorias de base da seleção brasileira, Percy Onckn. “Vamos promover clínicas de aperfeiçoamento com os professores de educação física das escolas estaduais e municipais do RN com o melhor técnico do Brasil, Percy Onckn, oito vezes campeão mundial”, revela Igor.

Depois da reciclagem técnica dos professores, que aprenderão desde as regras de arbitragem até o condicionamento físico, as escolas iniciarão a seleção dos alunos nas categorias infantil e mirim, cujo critério será a altura. “Precisamos de uma injeção de biotipo, de atletas mais altos, para que tenhamos um grupo forte com as duas principais características do vôlei: força e altura”, revela Igor. Hoje, a altura média de um atleta de ataque infanto/juvenil das seleções do RN é de 1,80m e a meta para 2014 é selecionar jogadores acima de 1,90m. O requisito básico para as escolas participarem do Atleta da Escola é a participação das suas equipes de vôlei em competições municipais e estaduais. Com o Projeto RN Pró-Vôlei, a federação pretende elevar o número de praticantes de voleibol indoor para 1.500 atletas.

 

 

mais lidas