Paradesporto 15/03/2014 20:57

Nova geração se destaca na etapa Norte-Nordeste

Por admin

Começou neste sábado, 15, a etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Caixa Loterias. A capital do Rio Grande do Norte recebe mais de 350 atletas da natação e do atletismo. Os esportistas de 12 estados disputam medalhas e buscam índices para as disputas das etapas nacionais, que serão realizadas no segundo semestre. O coordenador técnico do atletismo, Ciro Winckler falou sobre o primeiro dia do evento e confirmou que as etapas locais já estão rendendo bons resultados.

Thalita Vitória é uma grande promessa para as Paralimpíadas de 2016

Thalita Vitória é uma grande promessa para as Paralimpíadas de 2016 (Crédito: Marcelo Régua/CPB

 

“Essa competição é o primeiro passo para a identificação de novos talentos. São quatro etapas regionais e a partir delas a gente vai fazendo o processo de seleção. Os mais aptos e com melhores condições vão aparecendo no cenário nacional e a partir daí têm chances de disputar vagas para grandes competições. Natal é um cenário extremamente fértil e temos, historicamente, nomes importantes que surgiram aqui. Agora estamos começando a localizar novos talentos. Um bom exemplo é a Thalita Vitória. Ela tem chances de se destacar”, explica Ciro Winckler.

A potiguar Thalita Vitória, de 16 anos, classe T11, ficou cega aos 12 anos por conta de um glaucoma. No primeiro dia da etapa Norte-Nordeste, ela conquistou ouro na prova de 100m, com o tempo de 13s29. Com o resultado, Thalita garantiu vaga na etapa nacional. Ela descobriu o atletismo há dois anos e acaba de ser convocada para integrar a seleção de jovens.  

“O atletismo para mim é uma nova forma de ver a vida. Essas competições são muito importantes, pois buscamos novos resultados e nos motivamos para treinar. Competir em casa é muito bom. Aqui a família pode assistir. Meu maior sonho é representar o Brasil nos Jogos de 2016”, empolga-se a jovem. O medalhista paralímpico do atletismo, Emicarlo Souza, prestigiou o evento na arena da UFRN.

“Eu moro e treino em Natal, aproveitei para acompanhar a etapa. O esporte está crescendo muito e a gente acredita nesses jovens que estão vindo. Muito bacana assistir aos atletas que poderão me encontrar em competições como o Circuito Nacional. Mesmo sendo rivais eu gosto de passar a minha experiência”, comenta Souza.

Na natação, os atletas foram acompanhados de perto por dois treinadores da Seleção brasileira: Leonardo Tomasello e Rui Menslin. Eles aproveitaram a etapa para observar o desempenho e desenvolvimento dos participantes. Um dos destaques foi a jovem Jasmim Dias Ribeiro, 17 anos, da classe S10. Ela conquistou ouro nas provas de 50m livre (33s85) e 100m costas (1m35s62).

A etapa Norte-Nordeste do Circuito Caixa Loterias de atletismo e natação termina neste domingo, 16. As disputas acontecem de 8h às 11h, com a presença de mais de 350 atletas, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fonte: CPB