Jiu-Jitsu 31/03/2014 23:08

Nordeste Open de Jiu-Jitsu é um sucesso

Por admin

Neste fim de semana, Natal sediou a maior competição esportiva indoor do Estado. A primeira etapa de 2014 do Nordeste Open de Jiu-Jitsu reuniu mais de 1200 atletas, de 50 academias e de dez estados diferentes em dois dias de lutas no Ginásio do SESI. Foram mais de 24 horas de lutas, com arquibancadas lotadas e competidores de alto nível.

O primeiro dia do evento foi marcado pelo grande número de competidores das categorias pré-mirim a infantil (entre 4 e 12 anos) e também pela forte presença feminina em todas as categorias. Outro destaque foi a luta de atletas cadeirantes, que fizeram o público vibrar com tamanha garra e força. A campeã mundial Michele Tavares; o vencedor do mundial de Abu Dhabi, Thiago Barreto; e o campeão Europeu e Panamericano Guilherme Rocha foram alguns dos destaques que lutaram na competição. Além deles, 90 atletas faixas preta também foram responsáveis por grandes combates.

Thiago Barreto, campeão em Abu Dhabi, participou do evento em Natal (Crédito: Assessoria de Imprensa

Thiago Barreto, campeão em Abu Dhabi, participou do evento em Natal (Crédito: Assessoria de Imprensa

Bruno Ramos, da Academia Gracie Barra e Adson Sales, da BTT, foram responsáveis por um dos grandes combates do segundo dia de competição. A disputa dos faixas preta pela categoria médio levou o público ao delírio e consagrou Bruno como campeão da categoria. Outra luta marcante foi a disputa final do absoluto adulto faixa roxa. Felipe Bezerra da Academia Checkmat e Diego “sem noção” Ramalho, da Gracie Barra, protagonizaram um combate de tirar o fôlego. Na faixa azul, os destaques foram Joseandro Ferreira da Silva, o “Mamute”, da Kimura Nova União e Matheus Felipe, o “Tá Danado”, da Checkmat, que venceram suas categorias e os dois absolutos da faixa.

Nesta primeira etapa do ano, R$ 30.000 estavam em jogo. Com 722 pontos, Kimura Nova União venceu na disputa entre academias e levou, além de R$ 2.500, o troféu Luiz de França, uma homenagem ao lutador morto a tiros no mês passado. A Gracie Barra Parnamirim ficou em segundo lugar, com 538 pontos. Em terceiro, ficou a Checkmat, com 408. Com 296 pontos, a BTT garantiu o quarto lugar geral e a academia Kioto ficou com o quinto lugar do pódio, com 59 pontos.

Grandes nomes do cenário brasileiro prestigiaram o evento: Renan Barão, Jussier Formiga, vencedor do último UFC realizado em Natal, Ronny Marques e Jollyson Francino, participante do TUF Brasil II. A organização e estrutura do evento também se destacaram nos dois dias de competição. Competidores e torcedores tiveram à disposição durante todo o evento uma área com praça de alimentação, internet WI-FI aberta, uma loja exclusiva de produtos NEOJJ, espaço infantil e muito mais. Além disso, todos os atletas receberam camiseta alusiva ao evento.

A arbitragem do evento foi comandada pelo Cearense Álvaro Fontes e contou com árbitros de quatro estados, que ainda passaram por uma reciclagem sobre as regras do evento. Nivaldo Pereira, da HC Sports, empresa responsável pela idealização e organização do evento, explica que o Nordeste Open de Jiu-Jitsu vem se aprimorando a cada edição e é por isso que os resultados são sempre tão bons. Em 2014 mais duas etapas serão realizadas em Natal. A próxima está prevista para o mês de julho.