Geral 04/06/2014 21:59

Festival esportivo movimenta escola pública em Natal

Por admin

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, bem como a socialização, desenvolvimento motor, conhecimento corporal, respeito e contribui para a formação do aluno. Daí, a importância do esporte na educação. Diante desse contexto, aconteceu um dia diferente para cerca de 160 alunos da Escola Municipal Tereza Satsuqui, com muitas brincadeiras, prática de esportes e atividades recreativas.

Os estudantes do 1º ao 5º ano da unidade de ensino, na faixa etária dos seis aos 12 anos, participaram do projeto Festival Esportivo: “Um dia diferente na minha escola”, que aconteceu na Associação Desportiva do Planalto (Asseplan), localizado próximo à escola. A ação faz parte dos projetos promovidos pelo setor de Cultura e Desporto da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a professora Célia Maria Coelho, do setor de Cultura e Desporto, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de recreação e diversas atividades esportivas. Entre elas, a prática de futebol de campo, volley, queimada, badminton, além de atividades recreativas, brincadeiras, músicas, danças, dama, xadrez, dominó e pinturas. Ao final da manhã foi servido um lanche para todos os participantes.

“As atividades esportivas com os alunos do município foram acompanhadas por estagiários do curso de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau, pela equipe de professores assessores do setor de Cultura e Desporto e do setor de Avaliação e Projetos do Departamento de Ensino Fundamental”, explicou professora Célia.

O professor Damião Cezar, também do setor de Cultura e Desporto da SME, disse que “este dia diferente tem como propósito contemplar as escolas municipais que têm dificuldades no desenvolvimento de práticas esportivas em função dos espaços físicos impróprios”. A meta da SME é atender em 2014 com este projeto, dez escolas municipais. As próximas unidades de ensino contempladas serão: Eudo José Alves (Nossa Senhora da Apresentação), Laura Maia (Praia do Meio), Antônio Campos (Mãe Luiza) e São José (Ponta Negra).

Maria Alice Nascimento Silva, de seis anos, estudante do 1º ano da Escola Municipal Tereza Satsuqui, contou que brincou de queimada, jogou volley e fez pinturas no rosto com as cores da bandeira do Brasil. “Estou gostando demais desse dia de lazer”.

Rafael Willian Oliveira das Neves, de sete anos, aluno do 2º ano da escola, estava muito feliz, após ter acabado de jogar uma partida de futebol de campo. “Adoro jogar futebol; sou atacante e faço muitos gols; quando crescer quero ser jogador profissional”, disse. Rafael também já tinha participado das brincadeiras de queimada e trepa-trepa.