Atletismo 03/08/2014 09:56

Emicarlo Souza leva ouro nos 400m do Circuito Caixa de Atletismo

Por admin

emic

Emicarlo (esq) superou Yohansson na final (CPB/Divulgação)

Com o tempo de 51s12, o potiguar Emicarlo Souza levou a medalha de ouro nos 400m rasos na classe T47 (amputados de membros superiores) do Circuito Caixa de Atletismo que está sendo disputado neste final de semana em São Paulo. Na final, ele bateu o alagoano campeão paralímpico e mundial Yohansson Ferreira. Na terceira posição, chegou o também potiguar Cleiton Lima, da Sadef/RN.

Antes da prova deste domingo, Emicarlo já havia chegado em terceiro na prova de 200 metros. O norte-riograndense ficou atrás do paraibano Petrúcio Ferreira, de apenas 17 anos, considerado a grande promessa da categoria, e do alagoano campeão paralímpico e mundial Yohansson Ferreira. O outro potiguar na prova, Cleiton Lima, chegou em quarto.

Os quatro disputaram também a prova dos 100m. Mais uma vez a vitória ficou com o paraibano Petrúcio Ferreira, desta vez com direito a quebra de recorde brasileiro, que já durava desde 2003. Ferreira fez o tempo de 10s96. No feminino, a potiguar Thalita Vitória, da Adevirn, grande destaque do Brasil na semana passada da nona edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, disputados em Luanda, na Angola, chegou em terceiro no salto em distância, mas não obteve bons resultados nas provas de velocidade. Thalita corre na classe T11 (para cegos totais).

Mais duas etapas nacionais do Circuito Caixa Loterias estão programadas para o segundo semestre. A próxima será disputada de 12 a 14 de setembro, também em São Paulo. Em novembro, de 14 a 16, os atletas fecham a temporada na 3ª etapa, em Fortaleza (CE). Os atletas ganharam o direito de fazer parte das etapas nacionais do Circuito nas fases regionais da competição ou nos eventos com chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na temporada de 2014. Os que lideram os respectivos rankings de suas classes já tinham o lugar previamente garantido.