Natação 06/08/2014 00:01

Potiguares integram Seleção Brasileira no Pan Pacific de Natação

Por admin

silva

Três potiguares estarão nas disputas

Com três potiguares – Clodoaldo Silva, Edênia Garcia e Rildene Firmino – e força máxima, a Seleção Brasileira de natação paralímpica compete a partir desta quarta-feira, 6, no Parapan-Pacific. O evento disputado em Pasadena, Estados Unidos, é o principal da temporada. Sediado no Rose Bowl Aquatic Center, a competição contará com a presença de 25 nadadores do país. Entre eles, nomes como Daniel Dias e Andre Brasil, multimedalhistas em Jogos Paralímpicos.

O Parapan-Pacific tornou-se o evento mais importante para os atletas e para a comissão técnica brasileira em 2014, uma vez que esta é uma temporada em que não haverá Mundial ou Jogos Paralímpicos. Por conta deste cenário, os nadadores foram preparados para estarem no auge da forma neste início do mês de agosto. Assim, segundo o técnico-chefe da natação brasileira, Leonardo Tomasello, a expectativa por marcas expressivas e bons resultados é grande.

“Estabelecemos o Parapan-Pacific como meta do ano e estão todos muito bem preparados. Os treinamentos estão intensos como se fossem treinos para um Mundial. É uma competição muito forte, com a seleção americana completa, com australianos, ou seja, um bom nível técnico”, disse o treinador. Por se tratar da maior competição do ano na natação paralímpica, o Parapan-Pacific contará com a presença dos principais atletas da modalidade. Daniel Dias, por exemplo, contará com a concorrência do americano Roy Perkins em sua classe. O mesmo valerá para Andre Brasil, que enfrentará o canadense Benoit Huot.

Outro incentivo para os atletas brasileiros é a oportunidade de alcançar os índices para a manutenção de lugar na Seleção. O time nacional para 2015 seguirá com 25 vagas, as quais serão preenchidas de acordo com a colocação no ranking mundial da natação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Irão se classificar os atletas que estiveram na primeira, segunda ou terceira posição no ranking no maior número possível de provas. A data-limite para obtenção das marcas é 30 de setembro.

As eliminatórias do Parapan-Pacific ocorrerão às 9h30 (horário local, 13h30 de Brasília). Já as finais serão disputadas às 18h (22h de Brasília).

Delegação brasileira no Parapan-Pacific
Homens
André Brasil
Daniel Dias
Phelipe Andrews
Talisson Glock
Roberto Alcalde
Caio Amorim
Vanilton Nascimento
Ítalo Pereira
Adriano Lima
Matheus Rheine
Ruiter Silva
Guilherme Silva
Gabriel Tomelin
Ronystony Silva
Clodoaldo Silva
Matheus Silva
Carlos Farremberg
Alex Palhares

Mulheres
Edênia Garcia
Susana Schnardorf
Verônica Almeida
Joana Silva
Rildene Firmino
Letícia Freitas
Camile Rodrigues

Com CPB