Judô 15/08/2014 23:38

Atletas paralímpicos participam da Copa Natal de Judô

Por admin

Abner, Arthur e Boto (da esquerda para a direita) foram convocados para integrar a seleção brasileira que disputará o mundial para cegos nos EUA

Abner, Arthur e Boto (da esquerda para a direita) foram convocados para integrar a seleção brasileira que disputará o mundial para cegos nos EUA

Neste sábado (16), durante todo o dia, será realizado a Copa Natal de Judô, no ginásio Nélio Dias. O evento promovido pela Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN) reunirá os atletas do estado, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Estarão no tatame os melhores judocas potiguares, inclusive os paratletas Arthur Silva, Abner Nascimneto e Hallyson Boto convocados para a Seleção Brasileira Paralímpica de judô para cegos que disputará o campeonato mundial nos EUA, em setembro. O detalhe interessante é que Arthur, Abner e Boto irão competir com atletas regulares, condição que vem elevando o nível técnico dos judocas com deficiência visual.

“Por falta de adversários aqui no Rio Grande do Norte, Abner, Arthur e Boto sempre participam das competições que a federação promove, competindo com atletas regulares de igual para igual, e talvez esteja aí o segredo do sucesso desses promissores judocas norte-riograndenses que em setembro nos representarão no mundial de judô para cegos em Colorado Springs, nos Estados Unidos”, explicou Tibério Maribondo, presidente da FJERN. As celebridades pertencem a Adevirn.

De acordo com Tibério, 600 atletas estão inscritos para a Copa Natal de Judô, que volta com muita força após cinco anos. “Será a retomada de um evento tradicional dentro da Região Nordeste, que volta ao calendário da federação depois de cinco anos. Um importante evento que dará a oportunidade de intercâmbio técnico para todos os atletas do RN, já que não existe seletiva para participar”, disse o dirigente.

As lutas deste sábado (16), no ginásio Nélio Dias, estão programadas para começar às 9h30. Serão disputadas nas classes Sub 13, Sub 15, Sub 18, Sub 21, iniciantes, masters, sênior e por equipes. Segundo Tibério, a geração mais promissora do Sub-15, que realizou uma excelente campanha no Campeonato Brasileiro no Macapá estará em quadra. Camila Xavier, vice-campeã brasileira, é a principal atleta, ao lado de Augusto Leiros e Aldi Filho.