Geral 16/08/2014 10:08

Centros de Esportes Unificados devem ser entregues no final do ano em Natal

Por admin

ceu

Previsão foi dada pela Sejel; espaço terá quadras, pistas de skate, salas de ginástica

As obras dos dois Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) que estão sendo construídos em Natal seguem em ritmo acelerado e devem ser entregues ainda em 2014, de acordo com a previsão do setor de projetos da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Neste mês de agosto, o centro que está sendo erguido no conjunto Nordelândia, no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital, atingiu o status de 98% de conclusão das obras. No momento estão sendo feitos os reparos finais e o calçamento da rua. A expectativa é que o edital do mobiliário seja lançado até dia 15 de agosto, sexta-feira, e a obra, entregue em outubro de 2014.

No outro centro que está sendo construído, localizado no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste, as obras estão 60% concluídas. O edital do mobiliário deste centro também deve ser lançado até dia 15 de agosto. A previsão de entrega dele é dezembro de 2014. Os dois CEUs estão orçados em R$ 2,1 milhões cada e terão 3.000m² área cada.

Os equipamentos vão dispor de salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada, além de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A construção dos centros em Natal foi anunciada no último mês de março pelo prefeito Carlos Eduardo. Na oportunidade também foram definidos os nomes de cada espaço. O CEU que ficará localizado na zona Norte terá como patrono o poeta Moacy Cirne, falecido recentemente. Já o da zona Oeste homenageará o mestre do boi de reis, Manoel Marinheiro.

Os CEUs fazem parte de um programa do Governo Federal, em parceria com as prefeituras municipais, que tem como objetivo construir 357 espaços em todo o Brasil para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Em Natal, eles serão coordenados pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), em ação conjunta com as Secretarias de Esporte e Lazer (Sejel) e de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Da Secom/Natal