Judô 07/09/2014 11:36
Brasil é ouro no mundial de judô para cegos por equipe
Por admin
Arthur Cavalcante, Halyson Boto e Abner Oliveira mostraram a força do judô potiguar (Crédito/Divulgação)
A Seleção Brasileira de judô para cegos encerrou a participação no Mundial da modalidade com seis medalhas. Neste sábado, 6, em Colorado Springs, duas láureas – uma de ouro e outra de prata – nas competições por equipes concluíram a campanha vitoriosa do time nacional. Em número de pódios, o elenco superou a campanha de quatro anos atrás, no Mundial de Antalya, Turquia. Na ocasião, foram quatro medalhas (uma prata e três bronzes). Desta vez, os judocas verde e amarelos ficaram com um ouro, uma prata e quatro bronzes no principal evento de 2014.
Nas disputas individuais, Karla Cardoso (categoria até 48kg), Lúcia Teixeira (até 57kg), Deanna Almeida (acima de 70kg) e Willians Araújo (acima de 100kg) conquistaram medalhas de bronze. No encerramento do torneio, o Brasil ficou com o título mundial por equipes no masculino e com o vice-campeonato no feminino. Curiosamente, em ambos os gêneros a Rússia esteve frente a frente com o Brasil na disputa pelo ouro.
Até a final, os homens haviam superado os japoneses e os venezuelanos. O grupo contou com a participação dos potiguares Halyson Boto, Abner Oliveira e Arthur Cavalcante Silva, além de Rayfran PontesHarlley Arruda, Roberto Julian, Antônio Tenório e Willians Araújo. No caminho até a decisão, o time feminino tinha passado pelo Japão e pela Turquia. Participaram da equipe as judocas Michele Ferreira, Karla Cardoso, Luiza Oliano e Lúcia Teixeira.
O título mundial masculino veio com uma vitória por 3 a 2 sobre os russos. A medalha de ouro foi selada com a vitória de Antônio Tenório, da categoria até 100kg, sobre o rival europeu. A disputa serviu de revanche para os sul-americanos, que viram a equipe feminina da Rússia superar as brasileiras por 2 a 1 horas mais cedo.
Passado o Mundial da modalidade, o próximo grande evento internacional da Seleção de judô será no ano que vem. Entre os dias 8 e 18 de maio, em Seul, na Coreia do Sul, ocorrerá o Campeonato Mundial da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, em inglês). Este será o último torneio deste calibre exclusivo para deficientes visuais antes dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016.
O Campeonato Mundial de Judô para Cegos foi disputado em Colorado Springs, Estados Unidos. A competição ocorreu na sede do Comitê Olímpico local e contou com a participação de mais de 200 atletas de 37 países. A delegação brasileira, composta por 13 judocas e mais 14 profissionais de apoio, embarca de volta para o país neste domingo, 7.
Fonte: CPB.ORG.BR
CBF divulga tabela das quartas de final da Copa do Nordeste
13/04/2021 09:52
Confira os pontos de vacinação em Natal durante o feriado de Páscoa
01/04/2021 10:31
Governo faz semana de leilões com expectativa de retorno de R$ 10 bi
05/04/2021 06:29