Geral 14/09/2014 00:00

RN conquista mais três medalhas no Jogos Escolares da Juventude

Por admin

cu

Meninas do Handebol garantiram medalha (COB)

O Rio Grande do Norte encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude para atletas entre 12 e 14 anos, disputados em Londrina (PR), com 12 medalhas. Neste sábado, último dia de competições, os meninos potiguares conquistaram mais três medalhas, sendo prata no Handebol Feminino na Segunda Divisão (com o colégio Sagrada Família), prata no vôlei feminino da segunda divisão (com o Henrique Castriciano) e bronze no vôlei masculino da segunda divisão com os meninos do colégio Teresa de Lisieux.

Na final do Handebol feminino, as meninas do Sagrada perderam para Cesário Coimbra, de Minas Gerais. Na decisão do vôlei feminino, as meninas do Henrique caíram diante do Colégio Amorim, de São Paulo. Com a prata, os dois colégios conseguiram o acesso para a Primeira Divisão em 2015. Antes das medalhas de hoje, a equipe potiguar subiu ao pódio nas competições mistas da Luta Olímpica (bronze), nos 75m rasos do atletismo com a medalha de prata conquistada por Beatriz Macedo, que também já havia subido no pódio na terceira colocação na prova dos 80m. Heloísa Martinez (ouro), Rodrigo Moura e Matheus Santos conquistaram o bronze na luta olímpica. No judô, Aldi Francisco de Oliveira (prata), Camila Xavier (bronze) e Flávio Neto (prata) já haviam subido ao pódio.

A delegação potiguar foi composta por 193 atletas que competiram nas modalidades de atletismo, natação, ginástica rítmica, judô, ciclismo, xadrez, luta olímpica, badminton, tênis de mesa, basquete, voleibol, futsal e handebol. A competição, realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), contou com cerca de 4 mil atletas. Para o diretor-geral dos Jogos, Edgar Hubner, o evento em Londrina alcançou seus objetivos e demonstrou a força do esporte escolar nacional.

“Cada vez mais escolas e estudantes participam das etapas municipais e estaduais. Com isso, a tendência é que as fases nacionais sejam cada vez mais fortes. Em Londrina, vimos talentos começarem a despontar no cenário esportivo, mas o mais importante é percebermos que estamos dando oportunidade para um número cada vez maior de jovens se inserirem socialmente através do esporte”, disse Edgar, gerente de Juventude e Infraestrutura do COB. “Tenho convicção de que aqui em Londrina ajudamos a revelar vários atletas que disputarão os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires, em 2018. A partir daí, muitas oportunidades surgirão na vida desses jovens”, completou Edgar.

A segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, para estudantes de 15 a 17 anos, acontece em João Pessoa, de 6 a 15 de novembro. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio master da Coca-Cola.

mais lidas