Natação 27/09/2014 22:24

PH3 vence III fase do Estadual de Escolinhas de Natação

Por admin

7

Competição agitou o colégio das Neves

O colégio PH3 foi o campeão da terceira fase do Campeonato Estadual de Escolinhas disputado neste sábado (27) na piscina do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal. De acordo com a regulamentação da Federação Aquática Norteriograndense (FAN), organizadora da competição, o PH3 foi o campeão por ter sido o colégio que mais inscreveu atletas para a competição, 49 no total. Apesar das disputas, o que marcou mesmo o evento foi a proposta da FAN de promover a integração e a socialização das crianças e adolescentes por meio da natação.

“Essa competição é importante para que estas crianças já sintam o clima de uma prova de natação, o que é totalmente diferente de seus treinos diários. A partir deste tipo de evento, a gente já começa a trabalhar as bases da natação. Contudo, o que a gente leva mais em conta aqui é essa integração inicial, tanto que na categoria mini-mirim, por exemplo, todos os participantes ganham medalhas”, explicou Rosileide Brito, presidente da FAN.

“Este tipo de competição promovida pela FAN é importante para a gente estimular a prática da natação nas crianças. O objetivo é nadar, mas também fortalecer a integração e a socialização destas crianças”, completou o professor Marcel Camelo, um dos integrantes da equipe de natação do colégio NEC, uma das 16 escolas presentes no evento.  Além do NEC e do PH3, participaram da terceira etapa do estadual de escolinhas o Colégio Prince, Medley, Aqua Fitness, Contemporâneo Cidade Verde, Sesi/RN, Golfinho Azul, Lápis de Cor, Facex Esportes, Expansivo, Marista de Natal, Escola Doméstica, IFRN Mossoró, Contemporâneo, Escolinha de Natação Maria Silva e o Colégio das Neves.

Interação

A equipe do Sesi/RN levou para a competição pelo menos três alunos atletas especiais. Dentre eles, estava Jadson Odilon, que é autista. Jadson vai disputar pela seleção do Rio Grande do Norte em novembro os jogos paralímpicos escolares Brasileiros, que será realizado em São Paulo. “A FAN dá um incentivo muito bom para as crianças com esse tipo de competição. Isso ajuda a gente a promover a integração de crianças especiais com as que não possuem deficiência. É gratificante para nós ver o benefício que isso traz para todos”, afirmou Neuma Paiva, treinador do Sesi/RN. Em São Paulo, Jadson vai disputar as provas 50m peito e os 100m e 200m livres.