Geral 09/10/2014 16:41

Vai começar a fase final dos Jerns 2014

Por admin

codesp-gileno

Coordenador da Codesp, Gileno Souto, anunciou mudanças na faixa etária das categorias

Depois de 14 fases regionais e com a participação de mais de 27 mil alunos/atletas, a 44ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERNs 2014 – chega a etapa final com disputas entre mais de 400 escolas estaduais, municipais e privadas do estado. A solenidade de abertura será amanhã no ginásio do Campus da UFRN, às 9h, e contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, da secretaria estadual da Educação e Cultura, Betânia Ramalho e do secretário estadual de Esportes, Joacy Bastos.

De acordo com o coordenador da Codesp, professor Gileno Souto, responsável pela organização dos JERNs, os jogos envolverão 25 modalidades e a grande novidade deste ano será o adequamento das idades, unificando as categorias com as competições nacionais. “A categoria mirim passou para 11 a 12 anos, a infantil para 13 e 14 e a juvenil para 15 e 17, adequando a faixa etária conforme as disputas das Olimpíadas Escolares e outras disputas nacionais”, explicou Gileno. Com a mudança, a idade máxima permitida para participar dos jogos escolares no estado e no país será de até 17 anos.

Participarão da fase final dos JERNs 10 mil alunos/atletas nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete, beach handebol, capoeira, ciclismo, futebol de campo, futebol society, futebol de areia, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, luta olímpica, natação, nado sincronizado, vôlei de quadra, vôlei de duplas, taekwondo, tênis de mesa, surfe e xadrez. Por falta de um maior número de participantes, as modalidades da pesca, tênis de campo, mountain bike, bodyboard e polo aquático foram retiradas da edição deste ano.

A premiação será no calor da vitória. Todos os vencedores receberão medalhas até o terceiro lugar, mais troféu por modalidade e categoria. “Esperamos que o JERNs de 2014 com esse novo modelo de categorias e com a premiação no calor da vitória possibilite aos alunos/atletas, pais, professores e escolas uma grande disputa e uma bonita festa do desporto potiguar”, disse Gileno Souto, que mesmo diante de tantas dificuldades, vem fazendo um grande trabalho à frente da Codesp.