Xadrez 28/10/2014 07:57

Peruano vence Continental das Américas de Xadrez em Pipa/RN

Por admin

O Peruano GM Julio Granda foi o grande campeão do Campeonato Continental das Américas de Xadrez, evento considerado o mais importante da modalidade no mundo, encerrado neste final de semana em Pipa, no Rio Grande do Norte. O torneio distribuiu R$ 50 mil em prêmios e classificou quatro jogadores para a Copa do Mundo.

De acordo com a Confederação Brasileira de Xadrez, 200 jogadores participaram do evento, sendo 30 potiguares. Com a vitória, Julio garantiu sua classificação para a Copa do Mundo. As outras três vagas para esta competição ficaram com GM Rafael Leitào (BRA), melhor brasileiro nas disputas em Pipa, GM Sam Shankland (USA) e o GM Isan Ortiz, de Cuba.

O nível da competição foi considerado altíssimo, uma vez que contou com 19 jogadores considerados grandes mestres da modalidade. O campeonato foi prestigiado pelo presidente da Fide América-IA, IO Jorge Vega Fernandez e pelo presidente da Confederação Brasileira de Xadrez Darcy Lima. “A CBX agradece os elogios pela organização que recebeu dos competidores estrangeiros assim como dos brasileiros através de vários emails e mensagens no Facebook. Ficou feliz de ter podido apoiar também os jogadores da equipe olímpica do Brasil GM Rafael Leitào, GM Krikor Sevag, GM Felipe El Debs WIM Juliana Terao e WIM Vanessa Feliciano no evento”, disse Darcy.