Taekwondo 11/11/2014 05:00

RN fica em segundo na Copa do Brasil de Taekwondo

Por admin

1

Evento aconteceu no ginásio Nélio Dias (Divulgação/Assessoria)

O Rio Grande do Norte ficou em segundo lugar na Copa do Brasil de Taekwondo, disputada neste final de semana no Ginásio Nélio Dias, em Natal. A equipe potiguar foi composta por 52 atletas, dentre eles Fábio Aciole, da categoria adulto até 68 kg, que levou o prêmio de melhor atleta da competição. São Paulo conquistou o primeiro lugar e o Paraná completou o pódio. No evento foi também anunciado que Rivanaldo Freitas é o novo coordenador da Seleção Juvenil, uma vez que o seu antecessor nesse cargo – Alberto Maciel Junior – é agora técnico da Seleção Adulta.

A competição, que reuniu 523 atletas de todo o país, vale 15 pontos no Ranking. As disputas, com organização da Federação Potiguar de Taekwondo e apoio da Prefeitura do Natal, ocorreram em cinco categorias, sendo elas: cadete, juvenil, sub-21, adulto e master. “Um evento desse porte não só incentiva a prática esportiva como também movimenta a economia da cidade, já que mais de 500 atletas estiveram em Natal durante todo o final de semana. A competição também mostra que temos uma praça esportiva de grande porte, que é o Nélio Dias, que já foi provada e aprovada por diversas vezes como um equipamento apto a receber qualquer evento nacional e até internacional”, ressaltou o titular da SEL, Eduardo Machado.

Ainda sobre o Ginásio, o organizador do torneio e diretor chefe da Federação Potiguar, Rivanaldo Freitas explicou que um dos fatores que contribuíram para Natal ter sido sede foi a estrutura do Nélio Dias. “Inovamos ao montar em Natal a mesma estrutura que o Grand Prix realizado em outubro na cidade de Manchester, na Inglaterra. Nossa vantagem para sediar é que o Nélio Dias é um dos poucos no Brasil que possibilita a estrutura que trouxemos. No país, somente o Nélio Dias e o Maracanãzinho comportam essa estrutura”, destacou.

Campeão Olímpico

A Copa do Brasil contou com a presença do primeiro campeão olímpico brasileiro, Edival Marques, que foi homenageado publicamente pela Confederação Brasileira de Taekwondo durante a cerimônia de abertura. O presidente Carlos Fernandes, que prestigiou o evento no sábado, ofereceu ao atleta uma placa de homenagem, pela conquista inédita da medalha de ouro olímpica do Taekwondo Brasileiro, em Nanquim, durante os Jogos Olímpicos da Juventude.  A homenagem da CBTKD estendeu-se ao técnico Rivanaldo Freitas, que acompanhou Netinho na quadra em Nanquim, e ao Mestre Thomaz Silva, responsável pela formação do atleta.

O presidente da CBTKD ainda ressaltou a evolução que o Taekwondo do Nordeste e Norte do Brasil tem sofrido, destacando o exemplo potiguar. “Estou sentindo uma enorme felicidade por ver que o Taekwondo do Rio Grande do Norte está muito distante do que eu vi há alguns anos, quando era refém de uma ditadura. Hoje as coisas estão diferentes, pois a CBTKD  trabalha dentro de uma democracia e tenho a certeza de que o Taekwondo não irá mais regredir. Estou muito feliz pelo que vejo aqui hoje, pelo povo do norte, nordeste, que tem agora uma participação com igualdade como nunca teve antes. Fico satisfeito por saber que todo o Brasil está cada vez mais unido por um Taekwondo cada vez melhor”, destacou o presidente.