Natação 15/11/2014 15:58

Campeão Sul-Americano prestigia estadual de Natação

Por admin

usar

Marcos Macêdo cobrou mais apoio ao esporte no estado (Carlos Araújo/Soumaisrn)

A quarta e última etapa do Estadual de Natação, que está sendo realizada neste final de semana no Parque Aquático do Sesi Clube, recebeu uma visita ilustre na manhã deste sábado (15). O potiguar Marcos Macêdo, campeão Sul-Americano de Natação, integrante da Seleção Brasileira e recordista nacional em piscina curta, abrilhantou ainda mais a competição organizada pela Federação Aquática Norte-riograndense (FAN). O nadador, que representa o Minas Tênis Clube em competições nacionais, esbanjou simpatia e chegou a participar como atleta convidado até de algumas provas, arrancando aplausos e olhares admirados dos outros atletas.

Em ritmo acelerado de preparação, Marcos, que conquistou recentemente o primeiro lugar nos 100 e o terceiro nos 50 metros borboleta no Sul-Americano de Natação, revelou ao Soumaisrn que o foco dos treinamentos está voltado para olimpíadas do Rio em 2016 mas, antes disso, ele estará em Doha, no Catar, integrando a seleção Brasileira no Mundial de piscina curta. Longo em seguida, será a vez de buscar uma vaga para o Panamericano de Toronto no Canadá, que acontece em julho de 2015.

“As olimpíadas são meu grande objetivo. Contudo, neste momento estou em ritmo acelerado de treino visando estas duas próximas competições. Quero dar um passo de cada vez. Disputo o Mundial entre os dias 2 a 7 de dezembro e em seguida – nos dias 16 a 20 -, vou tentar uma vaga no Pan. Para isso, preciso chegar entre os dois primeiros nas minhas provas”, explicou o nadador, que reside em Natal e é estudante de Medicina.

Marcos, que integra a seleção desde 2005 e já foi além de campeão Sul-Americano, prata nas Universíades e bronze no mundial júnior de natação, aproveitou a ocasião para pedir mais apoio do empresariado local e dos governantes para o esporte. “O esforço da federação é louvável e digno de reconhecimento, mas infelzmente ainda vivemos muito de resultados isolados, isso se deve pela falta de apoio das esferas públicas e privadas. Ainda falta muito incentivo ao esporte no Rio Grande do Norte. Podíamos estar muito melhor. No meu tempo, quando disputava o circuito, chegava-se a ter cerca de 350 atletas inscritos, hoje esse número está reduzido praticamente à metade. Chegavámos no Norte/NE, por exemplo, sempre como favoritos. Agora temos alguns talentos, que poderiam ser muito mais ampliados caso tivéssemos mais incentivo e apoio”, afirmou o campeão.

Homenagem

A presidente da FAN, Rosileide Brito, a galega, aproveitou a presença de Marcos Macêdo no Circuito Estadual para homenageá-lo. Ao lado dos árbitros mais antigos da entidade, que o acompanharam desde suas primeiras braçadas em piscinas potiguares, ela presenteou um de seus ex-atletas mais ilustres com uma medalha simbólica. “Marcos é um fenômeno. Um cara super do bem e que merece o sucesso e tudo que está acontecendo em sua carreira. Esperamos que ele possa crescer cada vez mais e elevar sempre o nome do nosso estado e do nosso país nas piscinas mundo afora”, vibrou Rosileide Brito.

mais lidas