Surf 24/11/2014 16:37

Potiguares dominam campeonato de Surfe em Pipa

Por admin

24

Campeonato consagrou 11 campeões (Divulgação)

Depois de muitas ondas em dois dias de competições acirradas, o Rota do Mar Open Pipa Surf consagrou seus 11 campeões no final da tarde deste domingo (23), encerrando o campeonato que agitou a Praia do Amor – Pipa/RN e reuniu mais de mais de 150 atletas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Os vencedores das categorias Grommet, Iniciante, Mirim, Junior, Open, Sênior, Master, Grand Master, Kahuna, Grand Kahuna e LongBoard ganharam troféus e irão receber uma prancha exclusiva da Rota Mar, feita sob medida para cada surfista.

O dia de competição teve início com a disputa das semifinais das categorias Open (sem restrição de idade) e Sênior (idade superior a 28 anos). Em seguida, os surfistas das categorias LongBoard (livre), Master (acima de 35 anos), Grand Master (acima dos 40 anos), Kahuna (até 50 anos) e Grand Kahuna (acima dos 50 anos) se enfrentaram nas baterias classificatórias para as semifinais.

Com o mar mais agitado do que no período da manhã, as finais tiveram início por volta das 14h com excelentes ondas que atingiram 1m de altura. O destaque da competição foi para o surfista Mateus Sena, de apenas 12 anos, que conquistou o título de campeão nas categorias Grommet e Iniciante. O surfista Deyvson Santos, que ficou em terceiro lugar na categoria Open, também foi destaque com a melhor nota de todo o circuito, acertando um 8.40 durante a segunda fase da classificatória em sua categoria. Foi dele também a melhor média do campeonato: 16,40 pontos.

Além de Mateus, outros oito potiguares subiram ao pódio: Gabriel Bruno, na categoria Mirim; Israel Júnior, na categoria Júnior; Rafael Joaquim na Open; Emanoel de Souza na Sênior; Sávio Henrique na Grand Master; Gustavo Jorge na Kahuna; Edu Elias na Grand Kahuna e Leo Macedo na LongBoard. O paraibano Paulo Germano foi quem quebrou a hegemonia potiguar, garantindo o primeiro lugar na categoria Master. O resultado foi ótimo para os surfistas do Rio Grande do Norte, já que o evento valeu como a 2ª etapa do campeonato estadual de surf amador.

Campeões do Rota do Mar Open Pipa Surf

Grommet – Mateus Sena (RN)
Iniciante – Mateus Sena (RN)
Mirim – Gabriel Bruno (RN)
Júnior – Israel Júnior (RN)
Open – Rafael Joaquim (RN)
Sênior – Emanoel de Souza
Master – Paulo Germano (PB)
Grand Master – Sávio Henrique (RN)
Kahuna – Gustavo Jorge (RN)
Grand Kahuna – Edu Elias (RN)
LongBoard – Leo Macedo (RN)