Paradesporto 24/11/2014 06:00

RN envia representantes para Paralímpiadas Escolares

Por admin

23

Thalita Vitória, da Adevirn, é um dos grandes nomes no evento (CPB/Divulgação)

O Rio Grande do Norte está enviando para São Paulo representantes para as disputas das Paralímpiadas Escolares, que começam nesta terça-feira e se estende até o dia 27 de novembro. Atletas da Adevirn, do Sesi e da Sadef irão representar o estado na competição, que vai contar com 600 estudantes, de 12 a 17 anos, de todas as regiões do Brasil e também da Grã-Bretanha, que chega ao evento pela segunda vez com um grupo de 13 atletas da natação e do atletismo. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Entre os jovens brasileiros que enfrentarão provas em sete modalidades (atletismo, natação, goalball, judô, bocha, tênis em cadeira de rodas e tênis de mesa), estão alguns atletas que, apesar da pouca idade, já estão entre os principais nomes do país. A velocista potiguar Thalita Simplício, 17 anos, representante da Adevirm no atletismo, é uma das novas corredoras do Brasil e estará entre os inscritos na capital paulista. Cega desde os 12 anos de idade devido a um glaucoma congênito, a potiguar da classe T11 (cego total) ressalta a importância de participar da competição estudantil.

“É o local onde os mais novos têm a chance de aparecer. Comecei nas Escolares em 2012 e, no ano seguinte, já fui chamada para o Parapan de Jovens, na Argentina, onde ganhei três medalhas de ouro. Acho importante os atletas aproveitarem a competição [Paralimpíadas Escolares] porque é nacional, com regras iguais às maiores provas do país”, analisa a velocista. Thalita é Integrante da Seleção Brasileira de jovens e é apontada pela comissão técnica como uma atleta talentosa e com futuro promissor.

A cerimônia de abertura da competição será no começo da noite de terça-feira, 25, e as disputas se estendem até o dia 27. Na manhã do dia 25, o CPB vai promover um encontro de dois atletas que já brilham no cenário mundial – o nadador Talisson Glock e a saltadora Lorena Spoladore – com jovens inscritos na edição deste ano. O bate-papo será no Espaço Convivência, no Anhembi, com início às 10h30 e terá a presença do presidente do CPB, Andrew Parsons, e de Flávio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola, empresa que apoia a realização das Paralimpíadas Escolares 2014.

Com CPB