Paradesporto 04/12/2014 05:39

Governadora recebe delegação potiguar das Paralimpíadas Escolares

Por admin

2

RN ficou na oitava posição geral da competição (Secom/Governo do Estado)

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Governadora Rosalba Ciarlini recebeu a delegação potiguar que participou das Paralimpíadas Escolares 2014, realizada em São Paulo, entre os dias 24 e 29 de novembro. O Rio Grande do Norte conquistou 25 medalhas durante a competição, sendo 11 de ouro, 8 de prata e 6 de bronze, nas modalidades de atletismo, judô, natação e bocha. A competição reuniu cerca de 600 atletas de 24 Estados.

“Levamos 23 atletas para competição e trouxemos o 8º lugar na classificação geral, um ótimo resultado que demonstra a capacidade dessa equipe”, disse o Chefe de Delegação, Ecildo Oliveira. Entre os destaques da delegação está a velocista Thalita Simplício que ganhou 3 medalhas de ouro nas categorias 100m rasos (T), 400M rasos (T11) e salto em distância (F11). Essa foi a terceira vez que a atleta, de 17 anos, participou das Paralimpíadas Escolares. Segundo ela esse é o resultado de muito treino.

“As Paralimpíadas Escolares é onde vários atletas são descobertos e que serve de experiência para nosso futuro, então trazer bons resultados é muito gratificante, além de perceber que novas modalidades estão surgindo aqui no Estado, pois antes tínhamos apenas o atletismo e a natação”, disse. O atletismo também foi medalha de ouro com Ricardo Wagner nos 100m rasos, no salto em distância e bronze nos 400m rasos; ouro com Gleivson Luiz no lançamento de dardo e prata nos 100m rasos; e prata com Jhennyfa Lavinia no salto em distância. No judô, a atleta Rosicleide Silva conquistou o bronze (categoria 52kg) e o atleta Pablo Bruno conquistou a prata (categoria 73kg). Para a natação foram 13 medalhas. E na bocha, Ingryd Xavier foi campeão na categoria BC3

“Esse momento é a comprovação de que a união leva aos melhores resultados, reunimos o talento dos nossos paratletas, a sensibilidade do nosso Governo, a dedicação dos técnicos e o apoio incondicional dos familiares, agora estamos comemorando o desempenho maravilhoso; vocês são exemplos e inspirações para todos nós, parabéns a todos”, declarou a Governadora.

Participaram da solenidade também o Secretário Estadual de Esporte e Lazer, Joacy Batos, o Secretário Estadual Adjunto, Rommel Rodrigues, o Chefe da Delegação, Ecildo Oliveira, o representante da Sociedade de Amigos dos Deficientes (SADEF), Técio Barreto,o Presidente da Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte, Matheus Dantas, a Diretora de Esporte da Fundação Miriam da Câmara Leite, Wilma Fakart, o Presidente do Clube de Basquete Paraolímpico American Tigres, Eduardo Gomes, e familiares dos paratletas.