Handebol 11/12/2014 10:06

Natal sedia a etapa final do Campeonato Estadual de Handebol

Por admin

12

Quatorze equipes disputarão a etapa final do Campeonato Estadual (Assessoria)

Quatorze equipes disputarão a etapa final do Campeonato Estadual de Handebol, masculino e feminino, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal. Será a quarta etapa realizada esse ano, outras três já foram realizadas nas cidades de Currais Novos, Umarizal e Mossoró.

Na categoria feminina, apesar da conquista antecipada do título ainda na terceira etapa pelas meninas do Clube Esportivo da UFRN (CEUFRN), outras cinco equipes seguem na disputa por medalhas, nas brigas pelo segundo e terceiro lugar. Já entre os homens, o campeão ainda não foi definido. Oito clubes disputam em uma chave única, a fase final do segundo e decisivo turno. O CEUFRN venceu o primeiro turno (realizado nas 1a e 2a etapas) e agora caso repita o resultado em Natal, tornará-se campeão.

Promovido pela Federação Norteriograndense de Handebol (FNH), a competição vem ocorrendo desde o início do ano, através de etapas realizadas em várias cidades buscando difundir e popularizar o esporte no Estado. O presidente da FNH, Fúlvio Saulo Mafaldo, explica que procurou diversificar as cidades-sede para atender as necessidades das equipes e divulgar a prática da modalidade nos municípios. “Nesse ano, já tivemos etapas em Currais Novos, Umarizal e Mossoró. Todas com sucesso e agora esperamos encerrar a competição em Natal também da melhor maneira”, destaca.

Outro ponto positivo para o presidente é a diversificação da origem dos clubes. Segundo ele, há equipes de várias cidades do RN. “A competição não se restringiu à capital. Temos também equipes das cidades de Rio do Fogo, Currais Novos, Umarizal e Mossoró”, destaca.

Ex-atletas dos JERNs voltam a competir

Muitos dos participantes começaram no handebol competindo pelo mais tradicional evento esportivo das escolas, os JERNs. Após o término do período escolar, a maioria seguiu com outras profissões, afastando-se do esporte. No entanto, com a criação do campeonato estadual há três anos, antigos jogadores da época do colégio puderam retornar às quadras em uma competição oficial.

Foi o caso de Eduardo Barros, administrador de empresas e goleiro do Clube de Handebol Ex-Alunos Marista (CHEAM). Mesmo com diversas conquistas nos jogos escolares, ele teve sua última participação em Jerns no ano de 1989. Após esse período, não participou mais de competições e seguiu com sua profissão afastado do esporte. Agora, depois de mais de vinte anos longe das quadras e aos 42 anos de vida, Eduardo voltou a vivenciar a emoção de disputar em quadra um título estadual. “Além do prazer em voltar a jogar e viajar para competir, tem a satisfação em rever amigos da época do colégio, tanto jogando no mesmo time, como também adversários nas partidas”.

Os jogos acontecerão nessa quinta e sexta a partir das 20 horas e no sábado durante todo o dia, todos no ginásio principal da UFRN.

Da Assessoria