Taekwondo 03/04/2015 08:51

RN tem cinco atletas na Seleção Brasileira de Taekwondo

Por admin

2

Seleção foi definida após Grand Slam

A seleção brasileira de taekwondo que representará o país na temporada 2015 foi definida no último fim de semana, durante o Grand Slam disputado em Betim, Minas Gerais. Na relação, pelo menos cinco potiguares, sendo dois na categoria juvenil e cadete. Garantiam vaga na equipe nacional os três primeiros colocados na categoria adulto e os dois mais bem colocados no cadete e no juvenil.

Os integrantes da seleção brasileira terão como principais competições em 2015 o Campeonato Mundial Adulto, Jogos Pan-americanos Toronto 2015, Campeonato Pan-americano Juvenil e Cadete, entre outras que contarão pontos para os rankings mundial e olímpico. Do Rio Grande do Norte conseguiram ingressar na seleção adulta Clécia Albano, na categoria 62kg, Paulo de Melo (na 54kg) e Alisson Sousa, na 58 kg. Na categoria adulto, o próximo grande desafio será o Campeonato Mundial, em maio, na Rússia, sendo que logo depois serão disputados os Jogos Pan-Americanos em Toronto, para os quais o Brasil conquistou todas as oito vagas, no início do mês de março, no México.

Na categoria Cadete, a única atleta da Seleção 2014 que conseguiu se classificar novamente foi a potiguar Bruna Silva, titular na categoria +59Kg. “No ano passado participei do Mundial Cadete, a minha primeira competição internacional, e fiquei em sexto lugar. Então, neste ano quero ir para o Campeonato Pan-Americano e trazer a medalha para o Brasil”, declarou. Do Rio Grande do Norte também veio Nivea Silva, 17 anos. A jovem fez a dobradinha e conquistou pelo segundo ano consecutivo a titularidade na categoria -49Kg Juvenil.

Nivea também já tem experiência internacional e foi uma das atletas que representou o Brasil em Taipei, em 2014. “Ano passado participei do Pré-Olímpico Juvenil e do Mundial e fui para a Coreia com a Seleção para um treinamento, o que foi muito importante para toda a equipe. Foram experiências únicas. Nesse ano, quero ser campeã pan-americana e ganhar cada vez mais experiência, pois no próximo ano já transito para o adulto e quero me manter na Seleção”. Nas categorias juvenil e cadete, os atletas estão com foco total no Campeonato Pan-Americano, que se realizará no final do ano, mas ainda não tem data definida.