Xadrez 14/04/2015 07:12

Potiguar vence Aberto do Brasil de Xadrez em João Pessoa/PB

Por admin

4

Vitória garantiu participação no Brasileiro; mais dois potiguares disputam evento nacional (Xadrez Potiguar/Cedida)

O potiguar Vitor Firmo foi o grande vencedor do memorial Bobby Fischer, torneio que este ganhou status de etapa do Circuito de Abertos do Brasil da Confederação Brasileira de Xadrez e foi disputado em no fim do mês de março em João Pessoa/PB. Com a vitória, conquistada de forma incontestável, com seis vitórias em seis partidas, o aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ainda conquistou uma vaga para a semifinal do Brasileiro 2015.

A prova contou com a participação de 101 enxadristas de diversos Estados. Na partida decisiva, Firmo encarou outro potiguar, Neri Silva. Completaram o pódio Sérgio Luiz Mazetto (SP), segundo colocado, e Alberto Colares (PE), tercero lugar.

Mais potiguares no Brasileiro

Além de Vitor, outro norte-riograndense garantiu vaga na semifinal do Brasileiro. Com a vitória no Zonal CBX/RN 2015, Lucca Lucas Xavier também garantiu vaga no Brasileiro que acontece em Manaus no mês de novembro. Para ficar com o título, Lucca fez 4,5 pontos em 5 possíveis. O vice-campeão foi o MN paraibano Marcos Valério de Souza, também invicto com 4 pontos e com melhor desempate que Alcides Azevedo, este também classificado, uma vez que as vagas do Zonal são destinadas aos cadastrados pelo RN.

O Zonal foi realizado no AEROCLUBE do RN de 27 a 29 de março de 2015. A competição oficial da Confederação Brasileira de Xadrez em parceria com a Federação Norteriograndense de Xadrez teve como objetivo principal classificar dois enxadristas com Elo até 2300 para a semifinal do Campeonato Brasileiro. Foram distribuídos R$600,00 em prêmios além de medalhas.

Com Xadrez Potiguar