Atletismo 25/04/2015 06:23

Potiguar bate recorde mundial no Open Caixa Loterias

Por admin

2

Evento é maior competição internacional paralímpica realizada no país em 2015 (CPB/Divulgação)

O potiguar radicado na Paraíba Petrucio Ferreira bateu o recorde Mundial dos 200m da classe T47 no abertura da Maior Maior competição internacional paraolímpica do ano no Brasil, o Open Caixa Loterias de Natação e Atletismo, que está sendo disputada em São Paulo. A competição está reunindo 597 competidores de 24 países. Petrúcio completou a prova em 21s49 e baixou a marca passada, que era de 2008, em 25 centésimos. Nos 100m Ferreira também ficou com a primeira colocação.

“Estou bastante feliz por bater o recorde mundial da minha prova. Hoje corri muito bem. Na hora que eu passei a linha, que eu olhei para o placar e vi que era recorde mundial, foi uma emoção que eu nem sei explicar. Passei a linha e soltei o grito, aquele grito que vinha preso. Foi muita emoção na hora”, disse Petrucio, de apenas 18 anos. Além dele, outra potiguar brilhou no primeiro dia de competições em São Paulo. Thalita Vitória, da Adevirn, conquistou a medalha de prata nos 200m da classe T11. A jovem promessa potiguar ficou atrás apenas da campeã Paralímpica e considerada melhor atleta do Mundo Terezinha Guilhermina. Thalita cravou 25.65 contra 25.06 da campeã.

O caráter internacional e de alto nível do Open Caixa Loterias de Atletismo e Natação foi destacado pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons. Para ele, a competição é importante não apenas para os atletas brasileiros com experiência em grandes torneios, mas também para os jovens talentos que começam a despontar.

“É fundamental, principalmente nessas duas modalidades, que são aquelas em que a gente conquista mais medalhas normalmente em Jogos, trazer esses atletas estrangeiros para realmente pressionar um pouco os nossos atletas a buscar seus melhores resultados. Esse evento faz parte do Grand Prix de Atletismo do Comitê Paralímpico Internacional. Então, sediar eventos dessa natureza para nós é muito importante”, afirmou.