Atletismo 25/05/2015 06:09

Potiguar será treinador-chefe do Brasil no Sul-Americano de atletismo

Por admin

34

José dos Santos comandará Seleção no Sul-Americano (Divulgação)

O Brasil terá 48 representantes (26 homens e 22 mulheres) no Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, que será disputado de 12 a 14 de junho, em Lima, no Peru. O treinador-chefe da delegação será o potiguar José dos Santos Figueiredo.

José dos Santos Figueiredo, ou só Figueiredo, é considerado um dos melhores técnicos de atletismo na história do esporte no Rio de Grande do Norte. Ele já treinou, por exemplo, Magnólia Figueiredo, que com ele disputou quatro Jogos Olímpicos e Vicente Lenílson, que conquistou uma medalha de prata no revezamento 4×100 nos Jogos Olímpicos de Sydney, no ano 2000.

A convocação dos atletas que irão representar o país foi divulgada na última sexta-feira (22.05) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com base nos resultados do Troféu Brasil, encerrado no último domingo, em São Bernardo do Campo, e nos índices obtidos pelos atletas na temporada.

Entre os grandes destaques da delegação está o paulista Mauro Vinícius “Duda” da Silva, bicampeão mundial indoor do salto em distância. Ouro na prova no Troféu Brasil Caixa (8,03 m), ele compete no próximo domingo em Hengelo, na Holanda, mas retorna da Europa para competir em Lima.

Com uma delegação menor em relação às edições anteriores – muitos atletas foram liberados para competir na Europa, como preparação para o PAN de Toronto e Mundial de Pequim -, o Brasil busca manter a hegemonia no torneio continental. Dos 48 torneios já disputados, a equipe masculina tenta a 22ª vitória consecutiva e a 30ª da história. Já no feminino, cuja disputa começou em 1939 – 20 anos depois dos homens -, as brasileiras buscam a 23ª conquista seguida e a 30ª de todos os tempos em 38 edições.

A comissão técnica do Brasil, além do potiguar José dos Santos Figueiredo, ainda terá Sanderlei Parrela (SP), Márcio Simão (SP), Aristides Junqueira (SP), José Antonio Rabaça (SP), Jorge Marcos Rodgerio Carlos (SP), João Paulo Alves da Cunha (SP), Edemar Santos (SP), Henrique Viana (RJ) e Luiz Alberto de Oliveira (MG).

Com informações da CBAT