Paradesporto 07/08/2015 19:59

Potiguares na abertura dos jogos Parapan-Americanos de Toronto

Por admin

Coordenador médico Roberto Vital com a equipe potiguar de paratletas

Coordenador médico Roberto Vital (centro) com a equipe potiguar de paratletas nesta sexta-feira em Toronto

Os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, começaram nesta sexta-feira (7) de agosto. A cerimônia de abertura aconteceu no estádio CIBC Parapan Am Athletics Stadium, na Universidade de York, às 19h do horário local (20h de Brasília).

No desfile de apresentação o Rio Grande do Norte esteve representado pelos atletas Thalita Vitória Simplício e o atleta-guia Felipe Veloso (atletismo), Romário Marque (goalball), Joseano dos Santos, Gustavo Tavares, Maria Rizonaide, Rene Belcassia e Terezinha Mulato (atletismo), Adriano Lima, Francisco Avelino, Joana Neves, Rildene Fonseca, Maria Dayane, Cecília Araújo, Edênia Garcia e Clodoaldo Silva (natação), Abner Nascimento e Arthur Silva judô), além do coordenador médico Roberto Vital, do técnico Carlos Paixão e do fisioterapeuta Ronnie Peterson.

Nos Jogos Parapan-Americanos cerca de 1.600 atletas vindos de um número recorde de 28 países competirão em 15 modalidades, que serão qualificatórias para os Jogos Paralímpicos Rio-2016. Esta será a quinta edição do evento. Nas duas últimas, o Brasil ficou no topo do quadro de medalhas (em 2007, no Rio de Janeiro, e em 2011, em Guadalajara). A edição 2015 dos Jogos Parapan-Americanos traz três mudanças em relação aos Jogos de Guadalajara, em 2011. A inclusão do rúgbi masculino e do vôlei sentado feminino e o retorno do futebol de 7 masculino, para atletas com paralisia cerebral.