Paradesporto 12/09/2015 07:53

Potiguar quebra recorde brasileiro no Halterofilismo

Por admin

12

Maria Rizonaide conquistou feito Circuito Caixa Loterias (CPB/Divulgação)

Medalhista de ouro há um mês no Parapan de Toronto 2015, a potiguar Maria Rizonaide (SADEF/RN) voltou a brilhar nesta sexta-feira, 11. A halterofilista bateu o recorde brasileiro da categoria até 50kg, na abertura da segunda etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação.

A competição acontecerá até domingo, 11, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. Maria Rizonaide competiu em uma prova unificada, que contou com atletas das classes até 41kg, 45kg, 50kg e 55kg. Em sua terceira tentativa, ela ergueu 78kg, um a mais do que a antiga marca nacional, que também pertencia à atleta. A performance lhe rendeu a medalha de prata. O ouro foi para Maria Luzineide (até 45kg), com 82kg. O bronze foi para Camila de Andrade, da categoria até 55kg, que levantou 65kg.

“Foi muito bom bater o recorde brasileiro. Não foi fácil, mas eu já esperava melhorar a minha marca. Agradeço a Deus, porque estou muito feliz por mim e por todas as atletas que aqui estiveram. Agora é focar na última etapa nacional, para melhorar ainda mais a marca”, disse.

Na outra categoria disputada nesta manhã, que envolveu atletas das classes até 61kg, 67kg e 73kg, o título ficou com Maria do Socorro. Ela ergueu 78kg para ficar com o título. A vice-campeã foi Maraísa Moral, que levantou 57kg. Completou o pódio Fernanda Souza, que registrou 42kg.

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.