Paradesporto 16/09/2015 06:40

Começam os Jogos Paradesportivos Escolares e Jogos Abertos Paralímpicos

Por admin

3

Abertura foi realizada no ginásio de DED em Candelária (SEEL/Divulgação)

Foi realizado nesta terça-feira (15), no ginásio do DED, a abertura dos IV Jogos Paradesportivos Escolares do RN e III Jogos Abertos Paralímpicos do RN. Com cerca de 200 paratletas presentes, participaram do evento os secretários George Câmara, da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), e Francisco das Chagas Fernandes, da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), além do coordenador de esportes Ageu Almintas e do coordenador do Paradesporto Tibério Maribondo, ambos da equipe técnica da SEEL.

A cerimônia de abertura contou com a presença das delegações da ADEVIRN, APARN, IERG, FMCL, SADEF e América Tigres. Logo após o hino nacional foi realizado a corrida do fogo simbólico pelo judoca Abner Oliveira, recentemente medalha de ouro no Para Pan de Toronto. Em seguida, teve  juramento dos paratletas feito por Maria Rizonaide da Silva, medalha de ouro no halterofilismo do Para Pan de Toronto.

O secretário da SEEC, Francisco das Chagas, falou primeiro e prometeu trabalhar para inserir o paradesporto nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte de 2016. Em seguida, George Câmara abriu oficialmente os jogos. “Primeiramente quero dizer que se hoje somos uma referência no paradesporto nacional é graças ao talento e dedicação dessa garotada e em nome do governador Robinson Faria, que vem trabalhando para fortalecer ainda mais o paradesporto potiguar, declaro aberto os jogos Paradesportivos Escolares do RN e Jogos Abertos Paralímpicos do RN. Sucesso e boa competição para todos”, disse o secretário da SEEL.

Também participaram da mesa de autoridades o coordenador da CODESP, Gileno Souto, o presidente do Conselho Estadual do Desporto, João Pessoa, o presidente do Conselho Estadual do Paradesporto, Tércio Tinôco e Ecildo Lopes , mesatenista e representante dos paratletas. As modalidades disputadas serão goalball, natação, atletismo, judô, halterofilismo, bocha, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa e futebol de amputados.

Da SEEL