Geral 07/11/2015 08:16

Caminhada marca lançamento da programação do Novembro Azul em Natal

Por admin

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançará na manhã deste sábado (7), a partir das 8 horas, na Praça Lions Club, situada no Bairro de Mirassol, a abertura oficial da Campanha Novembro Azul. Durante o evento será ofertado diversos serviços de promoção à saúde, além de uma caminhada que partirá da Avenida Roberto Freire, ao lado do Shopping CCAB Sul. A abertura oficial contará com a presença do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e do secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca. O slogan deste ano é: Juntos pela saúde do homem, com foco na prevenção.

Em alusão a Campanha Mundial Novembro Azul, a SMS, por meio das Unidades de Saúde, dos cinco distritos sanitários de Natal realizará durante este mês, uma série de atividades voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, assim como, as morbidades mais prevalentes na capital potiguar, como diabetes, obesidade, DST/AIDS, tabagismo e outras doenças crônicas que atingem à população.

De acordo com a chefe do Setor de Promoção à Saúde do Departamento de Atenção Básica (DAB), Wanessa Lucena, a ideia é que durante o mês de novembro seja elaborado, junto as demais Unidades de Saúde, estratégias para conscientização, prevenção e a importância do diagnóstico precoce das doenças que atingem à população masculina.

“Os homens apresentam uma maior resistência quanto à procura dos serviços básicos, seja para prevenção, promoção ou mesmo, recuperação de sua saúde. A ideia é apoiar as atividades alusivas a Campanha, além de informar aos gestores, profissionais da saúde e a população em geral, sobre a importância da Campanha Novembro Azul”, afirma Wanessa Lucena.

Embora, simbolicamente, o mês de novembro seja tratado como um mês especial para o cuidado da saúde do homem, o Ministério da Saúde recomenda que as ações votadas para a população masculina aconteçam durante todo o ano.

Da Secom/Natal