Paradesporto 21/11/2015 09:16

Delegações chegam a Natal para as Paralimpíadas Escolares

Por admin

2

Este é o maior evento no mundo de paradesporto escolar

Na próxima segunda-feira (23), as delegações que farão parte das Paraolimpíadas Escolares desembarcam em Natal para apresentação oficial. Essa é a primeira etapa que os atletas, técnicos e comissões passarão para efetivar a participação nas Paralimpíadas.

Este é o maior evento no mundo de paradesporto escolar. A delegação do RN conta com 25 atletas, uma grande parte dos competidores é da SADEF, Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN. A competição reunirá mais de 700 estudantes, de 12 a 17 anos, de 24 Estados e do Distrito Federal. Representantes do Reino Unido também competirão, graças a um acordo entre os Comitês nacionais do Brasil e da Grã-Bretanha.

As disputas serão em oito modalidades, de 25 a 27 de novembro. Quatro arenas serão usadas: Centro de Convenções (judô, bocha e tênis de mesa), Colégio Nossa Senhora das Neves (natação), Aeroclube de Natal (futebol de 7 e tênis em cadeira de rodas) e UFRN (atletismo e goalball). Em 2014, o Estado campeão foi Santa Catarina.

Esta é a primeira vez que a competição será disputada em Natal. Nesta edição, as Escolares ainda contarão com atividades fora das disputas por medalhas dos atletas. Nos três dias de provas, os presentes ainda poderão conhecer o parabadminton, modalidade que fará parte do programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Para isso, a organização montará uma quadra e contará com a presença da atleta Cintya Oliveira e da técnica Marta Cristina Lopes. As duas mostrarão equipamentos aos interessados e até farão demonstrações no Centro de Convenções da capital potiguar.

Antes do início das Escolares, ainda serão promovidos cursos para profissionais da cidade indicados pela prefeitura de Natal. Durante os dias 23 e 24 de novembro, especialistas nos temas serão os responsáveis por ministrar as aulas sobre Aspectos Básicos da Classificação Funcional e sobre Capatção de Recursos. A abertura das Paralimpíadas Escolares 2015 será no dia 24, às 18h, no Centro de Convenções.

Coletiva

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza nesta terça-feira, 24, uma coletiva de imprensa para o lançamento das Paralimpíadas Escolares 2015. O evento será às 10h, no Centro de Convenções de Natal, cidade sede desta edição da competição

Estarão presentes Ivaldo Brandão, vice-presidente do CPB; Joana Neves, nadadora potiguar da Seleção Brasileira e atual campeã do mundo e parapan-americana; Esthefany Rodrigues, representante do Estado de São Paulo na competição, jovem talento da natação brasileira e também medalhista mundial e parapan-americana; e Geovana Moura, atleta do time de goalball do RN nas Escolares deste ano.

Serviço
Coletiva de lançamento das Paralimpíadas Escolares 2015
Data: 24/11, terça-feira
Horário: 10h
Local: Auditório do Centro de Convenções (Av. Sen. Dinarte Medeiros Mariz), Natal (RN)