Paradesporto 25/11/2015 06:10

Celeiro de bons atletas, RN recebe as Paralimpíadas Escolares

Por admin

5A capital do Rio Grande do Norte, Natal, recebe este ano pela primeira vez uma edição das Paralimpíadas Escolares. Nesta terça-feira, 24, no Centro de Convenções da cidade, o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Ivaldo Brandão, e as atletas Joana Neves, nadadora da seleção principal, Esthefany Rodrigues, nadadora que compete nesta edição e também integrante da seleção principal, e Geovana Moura, atleta do goalball que pela terceira vez representa o Rio Grande do Norte nas Escolares, participaram de um evento de apresentação da competição.
O quarteto atendeu a imprensa local e ressaltou a importância da competição ser realizada em terra potiguar. Para Ivaldo Brandão, o estado é um celeiro de bons atletas e precisava receber um evento do tamanho das Paralimpíadas Escolares. “Não só o estado, mas toda a região Nordeste revela muita gente boa. E saindo um pouco do Sudeste, podemos criar novas oportunidades, encontrar novos valores e também chamar atenção para que a cidade possa melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência”, afirmou Brandão.
Uma das atletas renomadas da cidade, a nadadora campeã mundial em Glasgow-2015 Joana Neves também aprovou a realização dos Jogos em Natal. “Acho importante incentivar atletas de todo o Brasil, e aqui não é diferente. Temos atletas muito bons no Rio Grande do Norte, e eu sou uma delas, claro”, disse a bem-humorada atleta.
Direcionado para competidores de 12 a 17 anos, o evento é o maior do mundo para atletas em idade escolar. O status, contudo, não assusta Esthefany Rodrigues, de São Paulo, e Geovana Moura, do Rio Grande do Norte. Em sua quarta participação, Esthefany exaltou o desenvolvimento que teve durante os anos competindo nas Escolares. “É na escola que a gente aprende tudo, inclusive a competir. Aqui a gente acaba aprendendo um pouco mais a cada edição”, afirmou Esthefany.
Geovana falou sobre o que mais gosta nas Paralimpíadas Escolares: a experiência. “Conhecemos outros lugares, outras pessoas e outras culturas. Neste ano eles vieram conhecer a minha cidade. Essa interação e troca de experiência é importante para quem quer ser atleta também”, disse.
As provas das Paralimpíadas Escolares começam a ser disputadas neste quarta-feira, 25. Ao todo, são oito modalidades (atletismo, bocha, goalball, judô, futebol de 7, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas) e mais de 700 atletas inscritos.
A abertura oficial do evento será realizada hoje, às 18h, no Centro de Convenções, e as imagens serão disponibilizadas no flickr do CPB (www.flickr.com/photos/cpboficial).