Paradesporto 01/12/2015 06:36

Potiguar é a melhor do Brasil no Halterofilismo

Por admin

3

Maria Rizonaide este ano conquistou dois títulos internacionais (Divulgação)

O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou ontem (30), os vencedores do prêmio de melhor atleta de 2015 em cada uma das 22 modalidades que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos. Dentre eles está a potiguar Maria Rizonaide, considerada a melhor no Halterofilismo. Os esportistas serão homenageados na cerimônia do Prêmio Paralímpicos 2015, marcada para o dia 9 de dezembro, no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Maria Rizonaide é natural de Santo Antônio e este ano conquistou ao menos dois títulos internacionais. Ouro no regional das Américas, disputado no México, e ouro no Parapan-americano de Toronto no Canadá. Aliás, o número de mulheres premiadas neste ano duplicou. Em 2014, quatro haviam sido as melhores em suas respectivas modalidades. Neste ano, oito foram escolhidas. Além de Maria Rizonaide estão na lista Lia Martins (basquete em cadeira de rodas), Victória Amorim (goalball), Josiane Lima (remo), Natalia Mayara (tênis em cadeira de rodas), Cátia Oliveira (tênis de mesa), Jane Karla (tiro com arco) e Janaína Petit (vôlei sentado).

Durante a festa, ainda serão premiados os melhores técnicos de esporte individual e coletivo, o atleta revelação e os melhores do ano (categorias masculina e feminina), eleitos por votação popular. Os indicados ao prêmio principal serão revelados em breve. O canal SporTV transmitirá o Prêmio Paralímpicos 2015 ao vivo, a partir das 20h30.

Participaram da reunião de escolha dos melhores atletas de cada modalidade integrantes da diretoria do Comitê Paralímpico Brasileiro, da chefia técnica do Comitê, além de representante do Conselho de Atletas.

Halterofilismo
Nome: Maria Rizonaide da Silva
Data e local de nascimento: 23/02/1982, Santo Antônio (RN)
Peso: 47kg
Altura: 1,29m
Classe: até 50kg
Principais títulos em 2015
Jogos Parapan-Americanos: Ouro em Toronto (CAN)
Regional das Américas: Ouro na Cidade do México (MEX)

Com CPB