Paradesporto 14/12/2015 05:00

Caravana da Superação visita João Câmara

Por admin

5

Objetivo proporcionar aos portadoras de deficiência a integração com o paradesporto (Seel/RN)

A Caravana da Superação, projeto da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL-RN), que tem como objetivo proporcionar às pessoas portadoras de deficiência a integração com o paradesporto, visitou a cidade de João Câmara nesta quinta-feira (10). A apresentação de halterofilismo e judô para cegos ocorreu no ginásio Francisco Canindé Serafim da Costa para os alunos das escolas da 16ª DIRED, que compreende os municípios de Poço Branco, Jandaíra, Parazinho, Pedra Grande, Pedra Preta, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Jardim de Angicos, Bento Fernandes e Joâo Câmara.

Diante de um ginásio praticamente lotado, a primeira apresentação foi dos paratletas Pablo Cruz e Paulo Ricardo, da ADEVIRN (Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte) e que recentemente participaram das Paralimpíadas Escolares na modalidade de judô. Em seguida ocorreu a apresentação dos halterofilistas da SADEF-RN (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte)  João Maria de França e Josenildo Alexandre.

De acordo com o secretário da SEEL, George Câmara, o projeto Caravana da Superação em João Câmara foi um sucesso, pois conseguiu atingir o seu objetivo. “A Caravana da Superação nasceu de uma ideia do nosso coordenador de esportes, o professor Ageu Almintas, cuja finalidade é de mostrar para as famílias e sociedade como é importante a prática esportiva para as pessoas com algum tipo de deficiência. E nesse evento em João Câmara numa parceria com a 16ª DIRED conseguimos dar uma maior visibilidade ao paradesporto potiguar para centenas de alunos, mostrando que o Governo do Estado está apoiando a inclusão social através do esporte e do lazer”, disse George.

A diretora da 16ª DIRED, Maria Xavier de Morais, agradeceu ao secretário pela visita da Caravana da Superação. “Em nome de João Câmara e dos municípios que fazem da parte da 16ª DIRED, quero agradecer ao secretário George Câmara pela oportunidade de recebera a Caravana da Superação, um projeto que apóia a valorização da vida e o trabalho de inclusão social. Tenho certeza que depois deste dia, a sociedade olhará para o paradesporto como mais uma alternativa para superar os obstáculos da deficiência física”, comentou.

O evento no ginásio poliesportivo Francisco Canindé Serafim da Costa ainda contou com as apresentações das bandas marciais das escolas estaduais Francisco Bitencourt e Professora Marta Geruza, além das presenças do presidente da Câmara Municipal de João Câmara, vereador Raimundo Antunes, da presidente da ACAPORD (Associação Camarense de Apoio aos Portadores de Deficiência), Eunice Maria Xavier e do coordenador de esportes da 16ª DIRED, João Maria de Souza. O projeto da Caravana da Superação vai visitar ao longo de 2016 todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Da Seel