Xadrez 11/02/2016 07:48

Americano vence Aberto do Brasil em Natal

Por admin

3

Taça Cidade de Natal contou com a participação de 72 enxadristas (Xadrez Potiguar/Divulgação)

Durante o período carnavalesco foi realizado em Natal/RN o Aberto do Brasil Taça Cidade de Natal com a participação de 72 enxadristas de quatro países e oito Estados brasileiros. O Grande Mestre norte-americano Robert Hungaski venceu a competição isolado e invicto com 5,5 pontos, levando a Taça Cidade do Natal.

A disputa foi bem acirrada. Para se ter idéia, as demais posições foram definidas apenas pelos critérios de desempate. Do segundo ao sétimo colocado, seis enxadristas marcaram cinco pontos. Em 2º ficou o MI Evandro Barbosa (SC), em terceiro GM Luis Galego (POR). O melhor potiguar foi o MI Maximo Iack Macedo (RN), que terminou na quinta posição.

Norma de GM

Antes do Aberto aconteceu o Torneio para Norma de GM, uma parceria entre a Federação Norteriograndense de Xadrez e Confederação Brasileira de Xadrez, com apoio da Academia Potiguar de Xadrez, realizado no Aeroclube do RN.

A competição foi válida para cálculo de Rating Fide clássico, classificando dois enxadristas – José Roberto Araújo e MN Marcelo Bouwman – para a Semifinal do Brasileiro 2016, além de premiar os melhores colocados com R$4.000, taça e medalhas.