Geral 17/02/2016 05:00

SEEL apresenta o calendário 2016 no dia 18

Por admin

3

Para este ano estão programados competições em 18 regionais do estado

A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte vai apresentar o calendário de 2016 na próxima quinta-feira (18), às 9h, no auditório da SEEL, localizado no bairro da Candelária, em Natal. Para este ano estão programados competições escolares em 18 regionais do estado envolvendo mais de 5.700 atletas e 273 escolas de 167 municípios potiguares. Também será apresentado os novos campeonatos como a Copa Escolar de Futebol Garota Boa de Bola, os Jogos Rurais e os Festivais Esportivos no Litoral com a realização do Circuito Escolar de Surf, Beach Soccer e Trekking de Orientação.

O secretário Canindé de França revela que o calendário 2016 da SEEL está bastante amplo, atingindo a maioria dos municípios potiguares, assegurando esporte e lazer para todas as faixas etárias. “O calendário da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte expressa o compromisso do governo com uma política pública centrada numa visão de inclusão e participação descentralizada de todas as regiões e municípios do estado, contribuindo cada vez mais para a prática esportiva e de lazer para o cidadão potiguar de qualquer idade”, revelou Canindé.

A primeira atividade da SEEL em 2016 começa com a realização do Fórum Estadual dos Secretários Municipais e Gestores da área do esporte do lazer de todo o estado do Rio Grande do Norte (FESMEL) neste mês. Depois, no dia 7 de março iniciam as seletivas municipais da quinta edição dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (JUVERNs). Ainda no mês março, inicia a IV Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola e I Copa Escolar Garota Boa de Bola.

Para abril, está programado a IV Copa da Mulher de Futebol de Campo, competição que vem crescendo a cada ano. No mês de abril será realizado a 1ª etapa dos Festivais Esportivos no Litoral com as realizações dos circuitos escolares de surf, beach soccer e trekking de orientação. Em maio, começam as disputas regionais dos JUVERNs, também haverá a Caravana da Superação, atividade voltada para o Paradesporto. A grande novidade ficará por conta da realização dos Jogos Rurais, competição voltada para as crianças, jovens e adultos que moram no campo.

O guia das principais atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano pela SEEL ainda terá a ação do Dia Mundial de Combate às Drogas (no dia 26 de junho), a realização da Maradunas, primeira maratona nas dunas do litoral potiguar, a III Taça RN de Futebol Escolar, os V Jogos Paradesportivos e IV Jogos Abertos Paralímpicos, os Jogos da Liberdade (para influir e beneficiar o pessoal do sistema prisional) Prisionais, a Quinta Esportiva do Lazer, o Prêmio Potiguar de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, os II Jogos da Maturidade, a II Taça Interestadual de Futebol Feminino e a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

De 22 de fevereiro a 9 de março, o secretário Canindé de França, acompanhado da equipe técnica da SEEL, visitará todas as 18 regionais do esporte e do lazer pertencentes ao Fórum de Secretários e Gestores Municipais (FESMEL). Em trabalho integrado com a Secretaria Estadual da Educação e Cultura, todas as Diretorias Regionais de Ensino (DIREDS/SEEC) também serão visitadas. “O objetivo é descentralizar as ações e integrar o esforço institucional-governamental da SEEL e SEEC para fortalecer o desporto escolar no âmbito estadual”, disse Canindé.

Da SEEL