Geral 19/02/2016 05:00

SEEL/RN anuncia calendário de Esportes com novidades em 2016

Por admin

3

Objetivo é promover inclusão social através dos Jogos Rurais e Jogos da Liberdade

A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL-RN) apresentou nesta quinta-feira (18) o calendário de atividades para 2016. Entre as novidades anunciadas pelo secretário Canindé de França estão os Jogos Rurais e Jogos da Liberdade, voltados para a inclusão social do cidadão potiguar que está no campo e no sistema prisional. “O esforço do governo é consolidar todas as atividades realizadas no ano passado e ao mesmo tempo de inovar o calendário com uma visão de inclusão levando esporte e lazer nas comunidades do campo e população carcerária”, explicou o secretário.

A valorização de políticas públicas voltadas para o homem do campo mereceu elogios do secretário Raimundo Costa, da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA). “O compromisso da SEEL muito nos anima e nos convoca para ajudar a construir políticas públicas de esporte e lazer para as comunidades rurais, pois a inclusão social aumenta as perspectivas de desenvolvimento no meio rural, hoje tão esquecido pela sociedade”, disse Raimundo que participou da solenidade de apresentação do calendário.

A secretária Extraordinária de Juventude, Maria Divoneide Basílio, também esteve no auditório da SEEL e disse que a criação dos Jogos da Liberdade reflete bem os programas do Governo do Estado, que através da SEJURN vem realizando ações para atender a população jovem encarcerada. “A SEJURN vem sendo uma parceira constante em quase todas as atividades promovidas pela SEEL e a criação dos Jogos da Liberdade vai ajudar muito no Pró-Jovem Urbano Prisional em 2016. Mais uma vez a SEEL está no caminho certo, fortalecendo o esporte e a juventude potiguar”, comentou a secretária.

No total, o calendário terá 22 eventos ao longo do ano, um conjunto de atividades extremamente significativas e diversificadas, atingindo os 167 municípios potiguares. Somente nas competições dos JUVERNs, mais de 5.700 atletas de 273 escolas serão beneficiados. “Nossa equipe de profissionais é altamente qualificada para efetuar todas as atividades do nosso calendário, fomos vitoriosos em 2015 e seremos em 2016 em função do trabalho e dedicação da equipe da SEEL”, disse o secretário Canindé de França.  O calendário completo de 2016 já está disponível no site da SEEL (www.seel.rm.gov.br).

A apresentação do calendário 2016 contou com as presenças dos secretários Raimundo Costa (SEARA), Maria Divaneide Basílio (SEJURN), do vereador George Câmara (PCdoB), do coordenador da Codesp, Gileno Souto, do diretor do CREF-RN, Fernando Geraldo de Medeiros, da presidente da FNA, Magnólia Figueiredo, do adjunto da SEEL, João Pessoa, do coordenador de esportes da SEEL, Ageu Almintas e de representantes de várias federações de esporte amador do Rio Grande do Norte.

Da SEEL