Paradesporto 05/03/2016 07:59

Potiguares começam com medalhas no circuito Caixa Loterias

Por admin

2

Evento segue até o domingo (CPB)

O Circuito Caixa Loterias de atletismo, natação e halterofilismo paralímpico – etapa Norte/Nordeste começou nesta sexta-feira, 4, em Recife (PE). Os primeiros a competirem na capital pernambucana foram os halterofilistas das categorias mais leves. O evento segue até o domingo, 6, no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.

No primeiro dia de disputas no halterofilismo, as provas femininas foram dominadas por atletas da Seleção que acabaram de voltar da Copa do Mundo da Malásia. Na unificada até 61kg, até 67kg e até 73kg, a medalha de ouro foi para  potiguar Terezinha Mulato, que levantou 85kg em sua terceira tentativa. A atleta chegou ao Brasil na quarta-feira e ainda não descansou da competição internacional e nem da longa viagem de avião.

“Apesar de estar bem cansada, e também com o fuso horário trocado, consegui fazer bons movimentos. Recebi três bandeiras brancas nos levantamentos e fiquei bem feliz. Não era a marca esperada, mas uma medalha de ouro sempre é bem-vinda”, analisou Terezinha, que foi acompanhada no pódio por Naira Gomes, medalhista de prata, com 56kg, e outra potiguar, Rene Belcassia, com o bronze, com os mesmos 56kg (critério de desempate é o peso corporal).

Na divisão unificada até 45kg, até 50kg e até 55kg, a medalha de ouro também foi decidida no critério de desempate. Maria Luzineide e  a norte-riograndense Maria Rizonaide levantaram os mesmos 75kg, e Luzineide levou a melhor por ser a mais leve. “Pelo cansaço físico e mental que estou sentindo, posso dizer que foi bom. Mas preciso melhorar para chegar aos 90kg, que é minha meta. Na Malásia levantei 88kg, mas levei bandeira vermelha. Até o fim do ano eu chego ao peso que espero”, disse Maria Luzineide.

Nas provas masculinas, os campeões foram Helenilton dos Santos (até 49kg), ao levantar 110kg. Completaram o pódio Josenildo da Silva, também com 110kg, e Eduardo Soares, com 105kg. Na divisão até 54kg, José Carlos de Oliveira ficou com a medalha de ouro ao levantar 100kg. Os outros concorrentes de José Carlos não completaram a prova.

Nas competições da tarde, as disputas foram nas divisões até 59kg e até 65kg, ambas masculinas. Entre os atletas com até 59kg, o campeão foi Luciano Dantas, o Montanha, por levantar 135kg. O medalhista de prata foi o jovem João França Júnior, com a marca de 127kg. Completou o pódio desta categoria Severino do Carmo, que levantou 105kg.

Na última disputa do dia, com competidores com até 65kg, o pódio foi formado por José Maria da Silva, com 137kg, José Mendes Filho, com 130kg, e José Marques, com 125kg.

Neste sábado iniciam-se as competições de atletismo e natação, além da sequência do halterofilismo. As atividades começam às 8h também no Centro Esportivo Santos Dumont.

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Com CPB