Geral 08/04/2016 07:31

Zona Norte de Natal ganhará alamedas para prática de atividades esportivas

Por admin

3

Área será transformada em corredor para caminhada e corrida

A Zona Norte de Natal vai ganhar ainda neste mês de abril a sua primeira alameda para práticas esportivas. O novo equipamento público está localizado na Avenida Paulistana e corresponde a um trecho de 2,5 km, completamente reformado pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

A obra incluiu serviços de pintura, elevação e manutenção dos meios-fios e os canteiros ganharam um novo paisagismo. Foram implantados 200 novos postes, cada um medindo 4 metros de altura, equipados com lâmpadas de vapor metálico branco e potência de 250 watts, que proporcionam mais economia e melhor luminosidade.

A área está sendo sinalizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) com placas horizontais e sinalização vertical, e será transformada em corredor para caminhada e corrida. O espaço localizado junto ao canteiro central receberá uma faixa exclusiva na cor azul e será disponibilizado para os pedestres no período entre 19h e 22h, de segunda à sexta, e entre 15h e 18h, nos sábados e domingos. Durante esse intervalo, vai ser proibida a parada e o estacionamento de veículos.

MAIS ALAMEDAS

Além da Alameda da Avenida Paulistana serão implantadas outras duas alamedas na Zona Norte de Natal. A Alameda do Parque dos Coqueiros já teve sua obra iniciada e será implantado um novo sistema de iluminação com lâmpadas de valor metálico. 56 postes com lâmpadas de vapor metálico e potência de 150 watts vão iluminar a área de caminhada e corrida, além de novos postes nas calçadas. Também haverá uma iluminação diferenciada com postes de 16 metros e luminárias de 400 watts nas áreas descampadas, campos e no ecoponto. As ruas e avenidas no entorno também vão passar por uma revisão geral na iluminação.

A Área de Lazer do Panatis também ganhará uma nova alameda, nos moldes da Avenida Paulistana e do Parque dos Coqueiros. A obra será iniciada ainda neste primeiro semestre. Os recursos para a construção das alamedas são oriundos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), voltada exclusivamente para serviços e obras de iluminação pública.

BALANÇO

Desde o início da gestão, em 2013, a Prefeitura do Natal está implantando alamedas nas quatro regiões administrativas da cidade. Além das alamedas que serão entregues na Zona Norte, já foram implantadas na Zona Leste a Alameda Campos Sales e Alameda Marilene Dantas. O bairro de Neópolis e a Zona Oeste também ganharão, nesse ano, alamedas para a prática de atividades esportivas.

O prefeito Carlos Eduardo ressaltou a importância da construção destes espaços. “As comunidades terão mais equipamentos públicos, que vão proporcionar comodidade e segurança para a prática de atividades físicas. A iniciativa é um estímulo para que as pessoas saiam do sedentarismo e tenham um estilo de vida mais saudável”, disse.

O secretário de Serviços Urbanos, Antônio Fernandes, titular da pasta responsável pelas alamedas, destacou a iluminação dos novos equipamentos. “A iluminação especial com lâmpadas de vapor metálico e alta potência também reforçam a segurança do local. Além de estimular a prática esportiva, as alamedas vão se tornar um espaço de convivência entre as famílias”.

Da Assessoria