Geral 09/04/2016 08:56

Moradores da Zona Norte ganham alameda para prática de atividades esportivas

Por admin

2

O novo equipamento público foi entregue pelo prefeito Carlos Eduardo (Secom/Divulgação)

Praticar exercícios físicos ficou muito mais fácil e agradável para os moradores da Zona Norte. Já está liberada a primeira alameda para práticas esportivas feita nessa região da cidade. Localizado na avenida Paulistana, no Conjunto Panatis, o novo equipamento público foi entregue na tarde desta sexta-feira (08) pelo prefeito Carlos Eduardo.

A alameda corresponde a um trecho de 2,5 km completamente reformado pela Prefeitura de Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A obra incluiu serviços de pintura, elevação e manutenção dos meios-fios. Os canteiros ganharam um novo paisagismo. Foram implantados 200 novos postes, cada um medindo quatro metros de altura, equipados com lâmpadas de vapor metálico branco e potência de 250 watts, que proporcionam mais economia e melhor luminosidade.

O prefeito Carlos Eduardo conferiu na tarde desta sexta a finalização dos serviços na alameda da avenida Paulistana. “Estamos entregando para a população mais um espaço para a prática de atividades esportivas. Esta é a primeira de três alamedas que serão feitas aqui na Zona Norte. Teremos a reforma na Área de Lazer no Panatis e outra no Conjunto Parque dos Coqueiros. É dever do Município incentivar a prática de exercício físico pela população, bem como oferecer espaços como este. E é isso que estamos fazendo”, disse o prefeito.

O taxista Sidney Lima, morador da região, aprovou as mudanças implantadas pela Prefeitura na avenida Paulistana. Há 22 anos, ele trabalha no ponto de táxi no local. “Eu achei muito bacana essa mudança. Além de ser bom para a população, que ganhou um espaço para caminhar, ficou bom para a gente também. Fizeram uma baia para os táxis e agora podemos parar os nossos carros com tranquilidade, sem atrapalhar o trânsito. Esse serviço deu outra cara para a avenida Paulistana”, definiu o taxista.

A área da alameda foi totalmente sinalizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) com placas horizontais e sinalização vertical. O espaço localizado junto ao canteiro central recebeu uma faixa exclusiva na cor azul e já está disponível para os pedestres de segunda a sexta, no período entre 19 e 22 horas. Aos sábados e domingos, a via fica liberada para caminhada entre 15 e 18 horas. Durante esses intervalos, vai ser proibida a parada e o estacionamento de veículos na faixa destinada aos caminhantes.

De acordo com o secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro da Silva, agentes da Secretaria estarão circulando pelo local para orientar motoristas e pedestres sobre a nova dinâmica de funcionamento da via. “Assim como acontece na avenida Campos Sales, acontecerá na Paulistana. Teremos equipes circulando pela alameda para orientar sobre  a proibição de estacionar, além de orientar o trânsito no local. Esse trabalho educativo deve durar de 15 a 30 dias”, explicou Walter Pedro.

Mais alamedas

Além da avenida Paulistana, serão implantadas outras duas alamedas na Zona Norte de Natal. A alameda do Parque dos Coqueiros já teve sua obra iniciada e será implantado um novo sistema de iluminação com lâmpadas de valor metálico. Serão 56 postes com lâmpadas de vapor metálico e potência de 150 watts que vão iluminar a área de caminhada e corrida, além de novos postes nas calçadas. Também haverá uma iluminação diferenciada com postes de 16 metros e luminárias de 400 watts nas áreas descampadas, campos e no ecoponto. As ruas e avenidas no entorno também vão passar por uma revisão geral na iluminação.

A Área de Lazer do Panatis também ganhará uma nova alameda, nos moldes da avenida Paulistana e do Parque dos Coqueiros. A expectativa do secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio Fernandes, é começar a obra em duas semanas. “Faremos uma boa reforma na Área de Lazer do Panatis. Trocaremos iluminação, corrigiremos problemas no piso. A população da Zona Norte terá mais um ótimo ponto de lazer e prática de atividade física. As alamedas vão se tornar um espaço de convivência entre as famílias”, prevê o titular da Semsur. Os recursos para a construção das alamedas são oriundos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), voltada exclusivamente para serviços e obras de iluminação pública.

Desde o início da gestão, em 2013, a Prefeitura do Natal está implantando alamedas nas quatro regiões administrativas da cidade. Além das alamedas que serão entregues na Zona Norte, já foram implantadas na Zona Leste a alameda Campos Sales e a alameda Marilene Dantas. O bairro de Neópolis e a Zona Oeste também ganharão, ainda este ano, alamedas para a prática de atividades esportivas.