América 15/01/2021 00:20

Novo técnico do América aposta no trabalho de equilíbrio emocional para suportar pressão

Por admin

O novo treinador do América, Evaristo Piza, já está em Natal, se reuniu com a diretoria e atendeu à imprensa. Na entrevista coletiva virtual, ele defendeu a filosofia do trabalho pela busca pelo equilíbrio emocional para suportar a pressão que o time será submetido da temporada 2021 na luta pela conquista do título Estadual e principalmente da fuga da Série D, pesadelo alvirrubro que chega ao quinto ano.

“Vai ser um ano de muita cobrança e os jogadores precisam saber desta responsabilidade e por isso teremos que implantar o trabalho de equilíbrio emocional desde o início da pré-temporada”, disse Evaristo que vai se utilizar da recente experiência vivida no Botafogo-PB, quando salvou o clube do rebaixamento na Série C.

“Essa passagem pelo Botafogo me trouxe muita experiência, me fortaleceu bastante, me ensinou a ser decisivo em alguns momentos, principalmente com o grupo que estava despretigiado e sem a autoestima elevada e o trabalho de equilíbrio emocional nos ajudou muito, por isso a importância de implantar esse trabalho no América”, comentou.

Na questão tática, Piza disse que prioriza a parte ofensiva e a velocidade. “Gosto de trabalhar com um padrão de jogo definido, no 4-2-3-1 com a posse de bol, com os homens de lado com característica ofensiva, um homem de ataque de referência e um segundo volante atuando como meia, sem a bola gosto de variar num 4-2-4 ou 4-3-3”.

Quanto ao aproveitamento das bases, Evaristo revelou que sempre procura inserir os jogadores da casa no plantel profissional. “Aproveitei jogadores da base em clubes anteriores e a ideia é de utilizar esses atletas no América, mas sem queimar etapas”, falou o técnico do América que pretende trabalhar com um plantel de 28 atletas.

O início da pré-temporada alvirrubra está prevista para o dia 25 de janeiro.

Foto: Canindé Pereira