Serviços 12/02/2021 00:05

População está mais satisfeita com prestação de informações pelo Governo do RN

Por admin

O Governo do RN divulgou nesta semana o relatório 2020 de gestão da transparência e fornecimento de informação requerida pelo cidadão, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) e registrados na plataforma e-Sic RN (Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão).
A avaliação produzida sobre a gestão da LAI no Governo mostrou aumento no número de pedidos de informação, melhora no nível de satisfação do usuário com as respostas recebidas e redução no tempo de atendimento pelos órgãos, de resolutividade e de atendimento no prazo legal.
“Foi um grande feito porque atuamos num ano muito atípico, de pandemia, onde  tivemos que redesenhar nossa forma de trabalho, tanto na interação com o cidadão, como na busca das respostas junto aos gestores e servidores responsáveis”, destaca o controlador geral do Estado, Pedro Lopes.
Em 2020, com 1.976 registros, o número de pedidos de informação ao Governo do RN foi o maior desde a criação da plataforma e-Sic RN, em 2016. Em 2019 foram feitos 1.271 pedidos, enquanto que em 2018 foram anotados 1.338.
“O aumento de pedidos de 2020 em relação a 2019 foi de 55%, inclusive atingindo número de solicitação equivalente ao Governo de Pernambuco, que tem PIB e número de órgãos e servidores bem superior ao nosso, tornando mais desafiador o nosso trabalho pois sem aprimoramento, técnica e dedicação dos operadores e-Sic RN poderíamos ter um colapso na prestação desse serviço ao cidadão”, lembra Pedro.
Cidadão mais satisfeito
Apesar do aumento da demanda, o cidadão-usuário do e-Sic RN também se mostrou mais satisfeito em 2020. No quesito de avaliação ‘satisfatoriamente atendido’, responderam sim 55,38% em 2018, em 2019 o percentual reduziu para 54,67%, mas em 2020 voltou a subir a satisfação, atingindo 57,26% em 2020. Nesse quesito, destaca-se que no mês de setembro de 2020, com 77,42%, foi atingido o maior indicador de satisfação desde a criação da pesquisa em 2016.
Em relação ao tempo de resposta de entrega de pedido de informação, comparando os anos de 2018, 2019 e 2020, anota-se gradual redução. Em 2018 o tempo médio de resposta era de 31 dias; em 2019 o tempo caiu para 26 dias; e em 2020 as respostas foram entregues em 19 dias, em média.
O tempo de resolutividade, assim considerado dentro do prazo legal de 20 dias, também reduziu: era de 76,93% em 2018, caindo para 74,29% em 2019 e alcançando o patamar de 77,20% em 2020.
Houve também melhora no cumprimento do prazo legal da LAI, que é de no máximo 30 dias: em 2018 havia 84,74% das respostas no limite do prazo legal; em 2019 esse percentual reduziu para 84,02; mas em 2020 o indicador voltou a subir, atingindo 87,82%.
Assecom-RN