Carnaval 13/02/2021 05:05

Prefeitura do Natal mantém serviços durante o Carnaval

Por admin

A Prefeitura do Natal reforça ações e serviços para a população durante o feriado de carnaval. Apesar do cancelamento das festas de rua, a fiscalização em torno da cidade será ostensiva e conta com o apoio da Guarda Municipal (GMN), Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Defesa Social (Semdes), Mobilidade Urbana (STTU), Saúde (SMS) por meio da Vigilância Sanitária, além da Urbana e Procon Natal.

O objetivo é coibir as aglomerações e eventos irregulares na cidade evitando a disseminação do Coronavírus. A operação será realizada de maneira integrada com Governo do Estado e a Policia Militar.

De acordo com o titular da Semurb, Thiago Mesquita, na última quarta-feira (10) aconteceu uma reunião com o Gabinete Civil da Prefeitura e todas as pastas traçaram as ações de fiscalização abrangendo as quatro zonas da capital.  “Mesmo não havendo eventos públicos neste ano devido à pandemia, a intensificação das ações à bares, restaurantes, movimentos de ruas e possíveis festas começa já na tarde desta sexta-feira (12) com as equipes de fiscalização na rua, seguindo até a noite da quarta de cinzas”, disse Mesquita.

Durante o feriadão, o prédio da Semurb funcionará centralizando o atendimento às denúncias. “Todas as denúncias de aglomeração serão encaminhadas para a pasta, que junto com o efetivo policial da cidade atenderá as ocorrências de festas clandestinas e até mesmo de paredões de som”, afirma o secretário.

De acordo com informações da Semdes, cada dia do Carnaval deve contar com cerca de 100 agentes atuando diretamente nas equipes de fiscalização com propósito de combater, principalmente realizações de festas públicas ou em área de privada de acesso público.

O diretor de fiscalização urbanística e ambiental da Semurb, Luiz Guttemberg, ressalta que o trabalho também visa coibir crimes ambientais como equipamentos de som que ultrapassem o volume permitido pela legislação.

“Com ajuda e mobilização das secretarias municipais e com o apoio do Governo do Estado, inspecionaremos toda a cidade a fim de combater as aglomerações neste período carnavalesco, em todos os turnos, inclusive na madrugada. Bem como a utilização de paredões de som, que são proibidos em toda Natal. Pedimos a consciência da população, para que não aglomere. A vacina chegou, mas a pandemia ainda não acabou”, disse Guttemberg. Qualquer ocorrência visualizada pela população no período carnavalesco pode ser informada diretamente ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo número 190.

Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai manter a aplicação da 2ª dose da vacina Coronavac aos profissionais de saúde imunizados na primeira etapa durante o feriado de carnaval. Os profissionais podem se dirigir aos postos de vacinação durante o carnaval. A partir desta sexta-feira (12) os drives funcionam das 08h às 16h. Nos dias 15 (segunda), 16 (terça-feira de carnaval) e 17 de fevereiro (quarta-feira de cinzas), exclusivamente o ponto de imunização do Via Direta funcionará em horário normal, das 08h às 16h, para vacinação de pedestres e receber veículos em esquema de drive-thru. Os demais postos seguem com recesso, voltando a funcionar normalmente a partir da quinta-feira, 18, o Nélio Dias e a Arena das Dunas.

Coleta de lixo
A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) informa que os serviços de coleta diurna e noturna, limpeza de feiras, limpeza de praias, e Ecopontos, funcionarão normalmente, inclusive na quarta-feira de Cinzas (17), data que haveria o tradicional Bloco do Gari. Os serviços de varrição e capinação não serão realizados na segunda e terça-feira de Carnaval, retornando à normalidade na manhã da quarta-feira.

Serviços urbanos
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informa que os serviços essenciais não terão alteração no horário de atendimento ao público. As Feiras Livres funcionarão nos locais e horários habituais. O mesmo ocorrerá com os oito cemitérios da cidade (Bom Pastor I, Bom Pastor II, Alecrim, Pajuçara, Redinha, Igapó, Ponta Negra e Nova Descoberta). Em caso de falecimento, os trâmites do sepultamento devem ser tratados diretamente na administração do respectivo cemitério, pelos familiares nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Serviços:
Atendimento – Semsur | Carnaval 2021
Disque-Iluminação: Contato: 0800 281 8980
Atendimento: Segunda-feira (15), das 8h às 16h; Terça-feira (16) e quarta-feira (17), não haverá atendimento.
Feiras Livres: Funcionamento normal
Cemitérios: Funcionamento normal – Horário: 07h às 11h/ 13h às 17h