Brasil 10/03/2021 06:20

Governo Bolsonaro e Sergio Moro podem ser condenados na ONU

Por admin

Técnicos do governo brasileiro já admitem que existe um risco de uma possível derrota na ONU, diante da queixa aberta na instituição internacional por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Autoridades no Ministério da Justiça e no Itamaraty consideram que há chances reais de o Estado brasileiro ser alvo de uma condenação por parte do órgão internacional.

O caso foi aberto em 2016 no Comitê de Direitos Humanos e denuncia a postura parcial do então juiz Sérgio Moro. Outro argumento central era de que Moro estaria agindo em conluio com os procuradores no julgamento do ex-presidente. Lula é representado pelos advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins, além de especialistas internacionais.

O órgão internacional não tem a possibilidade de exigir do Brasil qualquer mudança em sua decisão e emite apenas uma recomendação. Mas, como signatário das convenções, o governo assumiu um compromisso de seguir o que os comitês sugerem e uma decisão contra Moro teria um impacto político significativo, informa o jornalista Jamil Chade em sua coluna no UOL.

247