Covid-19 19/03/2021 07:12

Quase metade das novas internações em UTIs por Covid não é de idosos

Por admin

Aumentou a proporção de pessoas que têm menos de 60 anos com covid-19 que são internados em UTIs. Em dezembro de 2020, essa faixa etária correspondia a 35,6% dos hospitalizados. Em março de 2021, o percentual subiu para 48,4%. É o maior patamar de internados com menos de 60 anos desde o início da pandemia.

Poder360 analisou 265.286 internações no banco de dados do SUS, atualizado na noite de 4ª feira (16.mar.2021). Só foram considerados os casos com informações completas sobre faixa etária, mês de internação e local.

Os números acima não se referem à taxa de ocupação de leitos, mas sim à quantidade de novas internações feitas a cada mês no sistema hospitalar.

André Siqueira, médico Tropicalista e pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), apresenta duas hipóteses para explicar o acréscimo de internações entre os mais jovens: mais pessoas nessa faixa etária estão contraindo a doença, ou o número de infectados não sofre grandes variações, mas aqueles que foram diagnosticados desenvolvem quadros mais graves e precisam de leitos de UTI.

“Há sim evidências de que a doença tanto se propaga mais intensamente nos mais jovens por estes se protegerem menos e terem mais contatos sociais, quanto pelo fato de que as novas variantes têm sido associadas a maior gravidade de doença. Em contrapartida os mais idosos estão aos poucos sendo imunizados e se protegem mais por temor de gravidade causada pela covid-19”.

Poder 360